“O Caibalion” e a Filosofia Hermética

livro o caibalion filosofia hermética hermes trismegisto

 

“O Caibalion” é um livro que apresenta os sete princípios da filosofia hermética, que é baseada nos ensinamentos do antigo Egito e da Grécia.

Resultado da compilação de certas Doutrinas Básicas do Hermetismo, antes transmitidas apenas verbalmente de Mestre para Discípulo.

A filosofia hermética é uma tradição espiritual que se baseia em ensinamentos antigos atribuídos ao deus egípcio Thoth, representação egípcia de Hermes Trismegisto. Na Grécia, era conhecido como Hermes, o Deus da Sabedoria. Em Roma, ficou representado como Mercúrio.

A Filosofia Hermética é a única Chave Mestra que pode abrir todas as portas dos Ensinamentos Ocultos!

 

O Caibalion

Escrito no início do século XX, o livro é uma jornada pelos mistérios da sabedoria antiga, com uma visão única e esclarecedora sobre o mundo ao nosso redor.

É leitura essencial para quem busca autoconhecimento e evolução pessoal.

HERMES TRISMEGISTO, o “Mestre dos Mestres”

O livro apresenta a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto: os preceitos herméticos fundamentais, as verdades originais ou as leis que regem a existência manifestada.

É uma leitura compreensível a quem não tem familiaridade com o tema e a porta de entrada para quem deseja começar a estudar sobre ele.

Hermes Trismegisto é um personagem lendário, considerado pelos antigos egípcios como o Mensageiro dos Deuses. Ele é associado à sabedoria e à alquimia, e é conhecido por ter escrito diversos tratados sobre filosofia, astrologia, magia e medicina.

Algumas das obras mais famosas atribuídas a Hermes Trismegisto incluem “A Tábua de Esmeralda”, “O Corpus Hermeticum”, “O Poimandres” e “As Definições de Hermes Trismegisto sobre a Pedra Filosofal”.

O CAIBALION e Os 7 Princípios Herméticos

A Alquimia Hermética é uma arte mental. Ela trata do domínio sobre as Forças Mentais e sobre Transmutação das Vibrações Mentais, e não sobre os Elementos Materiais através do entendimento e aplicação dos princípios herméticos.

De acordo com “O Caibalion”, existem sete princípios fundamentais, conjunto de leis, que regem o Universo manifestado e tudo nele. Estes são apresentados em forma de axiomas, que são premissas consideradas verdadeiras ou verdades inquestionáveis aceitas universalmente.

São eles:

1. O Princípio do Mentalismo: O Todo é mente. O Universo é mental.

O Universo manifestado é uma criação na Mente Infinita do Todo (Espírito Incognoscível e Indefinível ou Mente Universal Infinita) e nada existe fora dele.

Esta verdade universal está convidando você a descobrir o poder da sua própria mente!

O Princípio Hermético do Mentalismo nos ensina que tudo começa com um pensamento. Tudo o que somos e tudo o que criamos começa na nossa mente.

Então, se queremos mudar nossas vidas, precisamos mudar nossos pensamentos dominantes.

Vamos aproveitar esse poder e criar a nossa própria realidade através do poder que já existe em nós.

O Universo é nossa morada, e exploraremos seus mais profundos recessos antes do fim dos Tempos. Habitamos a Mente Infinita do Todo, e nossas possibilidades e oportunidades são infinitas, tanto no tempo como no espaço.

 

O Caibalion

• Exemplo: Visualização criativa. O que pensamos, sentimos e experimentamos é criado primeiro na mente.

 

2. O Princípio da Correspondência: Como é acima, é abaixo; como é dentro, é fora.

Este princípio afirma que há uma correspondência entre todos os planos e que as leis que governam um plano se aplicam a todos os outros. O que acontece no microcosmo é um reflexo do que acontece no macrocosmo, e vice-versa. O universo é um todo interconectado.

• Exemplo: O corpo humano é um microcosmo do Universo, com o mesmo padrão de energia fluindo através dele.

 

3. O Princípio da Vibração: Tudo vibra; nada está parado.

Desde o plano mais elevado ao plano mais denso, tudo está vibrando e se movendo, só que em diferentes intensidades e velocidades. Os 3 Grandes Planos, segundo a tradição hermética, são: físico, mental e espiritual. E os planos se diferenciam pelo seu nível de vibração.

Os planos mais elevados são aqueles que possuem maior grau de frequência vibratória (mais velozes), enquanto os planos inferiores possuem menor frequência vibracional (mais lentos).

  • Exemplo: A ciência da música, em que diferentes frequências de som produzem diferentes emoções e sensações.

 

4. O Princípio da Polaridade: Tudo é duplo; tudo tem dois polos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau.

Tudo possui dois aspectos, que são apenas os dois extremos da mesma coisa. Portanto, eles são interdependentes. Entre os extremos há uma infinidade de graus diferentes (vibrações variadas).

Alguns exemplos são: positivo e negativo, luz e escuridão, grande e pequeno, dentro e fora, calor e frio, amor e ódio. Todos os polos são necessários para a existência de todas as coisas. E o equilíbrio é alcançado através da interação entre polaridades.

  • Exemplo: O yin e o yang na filosofia chinesa, em que os opostos são interdependentes e se complementam.

 

5. O Princípio do Ritmo: Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.

Tudo está se movendo o tempo todo e o ritmo pendular do universo se movimenta entre os dois polos extremos. Para frente e para trás, para cima e para baixo, para o positivo e para o negativo…

Os mestres hermetistas utilizam a Lei Mental da Neutralização para escapar dos efeitos indesejados desse princípio. Eles conseguem usar a Vontade e permanecer no polo (vibração) desejado atingindo o equilíbrio e firmeza mental necessários para neutralizar a ação rítmica do ‘pêndulo’.

  • Exemplo: As estações do ano, que seguem um padrão cíclico e são interdependentes.

 

6. O Princípio da Causa e Efeito: Toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa.

Também chamado de Princípio das Causalidades. Ele afirma que tudo tem uma causa e que cada causa tem um efeito correspondente. Também afirma que as causas e os efeitos estão conectados. Nada acontece por acaso. Não existe sorte ou azar, apenas causas desconhecidas.

A Lei de Causa e Efeito, assim como os outros princípios herméticos, existe em todos os planos. Mas, os planos superiores (como o espiritual e mental) dominam os planos inferiores (como o emocional, físico). O que é uma escolha no plano mental, por exemplo, se torna uma condição em sua vida material.

Existem também as causas exteriores, como o entorno, cultura, opinião alheia, desejos e vontades dos outros que dominam aqueles que ainda não têm consciência e domínio próprio.

Todos os acontecimentos de nossa vida e do Universo estão ligados pela grande cadeia de Causa e Efeito e nada escapa à Lei.

  • Exemplo: A lei da ação e reação na física, em que toda ação tem uma reação igual e oposta.

 

7. O Princípio do Gênero: O Gênero está em tudo; tudo tem seus princípios Masculino e Feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos da criação.

Tudo no universo tem uma natureza masculina e feminina, e essa dualidade é necessária para a criação, a manifestação e preservação da vida. Gênero significa simplesmente criar, produzir ou gerar.

  • Exemplo: O aspecto dual da mente, onde a parte objetiva se refere ao princípio Masculino e a parte subjetiva representada pelo Feminino.

Esses são apenas alguns dos princípios que formam a filosofia hermética. Eles são usados como um guia para a compreensão do universo e para a busca de conhecimento espiritual.

O livro conclui que a filosofia hermética é chave mestra de entender o Universo e seu funcionamento. Além disso, os princípios podem ser aplicados para alcançar uma vida mais plena e equilibrada.

gênero mental

Nossa mente pode ser ‘dividida’ em duas: subjetiva e objetiva. São as duas fases da atividade mental. Não é uma descoberta recente, pois os antigos Hermetistas já sabiam desta verdade. É simplesmente a manifestação do Princípio de Gênero no Plano Mental.

O aspecto masculino da mente exerce a Vontade – pensar e desejar – e o, feminino da mente recebe o “pensamento embrionário e o desenvolve até a maturidade” (O Caibalion).

 

  • Princípio Masculino da Mente: Mente Objetiva, Mente Consciente, Mente Voluntária, Mente Ativa. Aspecto de Ser.
  • Princípio Feminino da Mente: Mente Subjetiva, Mente Subconsciente, Mente Involuntária, Mente Passiva. Aspecto de Vir a Ser.

As pessoas que conseguem prestar atenção ininterrupta a um determinado assunto, empregam ativamente os dois Princípios Mentais – o Feminino, para o trabalho ativo de geração mental, e a Vontade Masculina para estimular e energizar a porção criativa da mente.

 

O Caibalion

Paradoxo Divino

O Universo é e não é ao mesmo tempo. Para a Mente Infinita do Todo (o Absoluto) este Universo é como um sonho, irreal ou uma ilusão.

Já a mente humana finita (o Relativo) percebe e deve tratá-lo como sendo real. São dois pontos de vistas, dois polos opostos.

A Matéria também é Matéria para nós enquanto habitamos o plano da Matéria, apesar de sabermos que ela não passa de uma agregação de “elétrons” ou partículas de Força, que vibram rapidamente e giram uma ao redor das outras na formação de átomos. […]

 

Cometemos uma loucura quando tentamos negar a existência da Matéria em seu aspecto relativo. Podemos negar o seu domínio sobre nós – e estaremos agindo corretamente ao assim proceder -, mas não devemos ignorá-la em seu aspecto relativo, pelo menos enquanto estivermos em seu plano.

 

O Caibalion

O CAIBALION NA VIDA DIÁRIA

Como você pode perceber e aplicar estes princípios na vida diária?

A filosofia hermética é baseada em sete princípios fundamentais, que podem ajudar a promover um estilo de vida mais plena e harmonioso.

Para aplicar esses princípios no cotidiano, é importante praticar o estado de atenção plena e estar presente no agora.

 

Transmutação Mental

“A verdadeira Transmutação Hermética é uma Arte Mental”. O universo é mental. Portanto, se mudamos nossos estados mentais por meio de nossa Vontade mudamos também nossa realidade física.

A arte da Transmutação é algo que deve ser feito ao longo do dia, e não uma prática isolada.
É preciso estar consciente dos seus pensamentos, sentimentos e ações durante o dia. E se algo não estiver agradável, mude imediatamente o foco de sua atenção para o polo desejado. Independente do que vier depois, permaneça no seu “Eu Sou…” desejado.

Lembre-se que tudo em sua realidade particular deriva da mente. Da sua mente. Ou seja, os seus pensamentos determinam sua vibração e moldam a energia que se manifestará como suas experiências de vida.

 

Princípios Herméticos e a Vida Cotidiana

  • Mentalismo: O pensamento do Todo originou o Universo manifestado. Os seus pensamentos criam a sua realidade. Preste atenção aos seus pensamentos e tente mantê-los positivos e construtivos. Ao fazer isso, você pode atrair experiências positivas e alcançar seus objetivos. Tudo começa na mente.
  • Correspondência: Este princípio ensina que há correspondência entre o mundo físico e o mundo mental. É possível entender melhor as situações em sua vida se procurar por correspondências entre o que está acontecendo externamente e o que estamos pensando e sentindo internamente. Assim como o Todo manifestou a existência com a sua Mente Infinita, você também manifesta os acontecimento de sua vida através da sua mente.

Por exemplo, se está constantemente atraindo pessoas que o tratam mal, pode ser útil examinar sua próprias crenças e comportamentos para ver se há algo em você que está atraindo essas pessoas.

  • Vibração: Tudo é energia em movimento e você pode mudar sua realidade mudando sua vibração. Você pode aumentar sua vibração pessoal fazendo coisas que o façam sentir bem, como ouvir música, fazer exercícios, passar tempo com amigos e familiares, ou praticar a gratidão.
  • Polaridade: É preciso tentar encontrar o equilíbrio entre as polaridades em nossas vidas. Dominar os estados mentais e emocionais. Quando a felicidade vier não se deixe levar por ela. Assim como quando a tristeza chegar não deixe ela tomar conta de você. Domine seus estados ou seja dominado por eles. Lembre-se que você não é nenhum deles e pode assumir o estado que desejar pelo uso da Vontade.
  • Ritmo: As polaridades se compensam através do ritmo. Para escapar a seus efeitos indesejados, é preciso buscar a serenidade, o equilíbrio, a harmonia. O ponto de estabilidade citado no livro “O Caibalion”. Algum dia iremos nos elevar até o centro do nosso verdadeiro Ser, que é Uno e no qual todas as polaridade foram equilibradas.

Mas, enquanto avançamos, a oscilação entre os polos não pode ser parada e faz parte da experiência. A solução é a chamada Lei da Neutralização.

A neutralização significa crescer para dominar os fatores que estão nos atingindo nesse plano, passar para outro patamar mais elevado de consciência.

 

Lúcia Helena Galvão (Para Entender O Caibalion)

 

  • Causa e Efeito: Este princípio ensina que tudo o que você pensa, sente e faz gera uma consequência (um acontecimento) em sua vida. Portanto, você pode usar isso a seu favor para criar a realidade que deseja. Pode, a partir de agora, tomar ações positivas em direção aos seus objetivos. Você tem o poder de gerar as causas que desejar, mas é obrigado a experimentar os seus efeitos.

Se quer que sua vida mude, você deve gerar as causas necessárias para isso. De acordo com este princípio universal, é impossível continuar agindo e pensando da mesma maneira e obter resultados diferentes.

Quer mudar qualquer aspecto de si mesmo ou área de sua vida? Comece a adotar e cultivar novos hábitos de ação e de pensamento imediatamente. Pesquise referências positivas, pessoas que já são como você gostaria de ser. Como elas se comportam diante dos desafios, como elas pensam, como se vestem…?

  • Gênero: Tudo no Universo tem dois aspectos complementares: masculino e feminino. Na vida cotidiana, podemos aplicar esse princípio ao reconhecer e honrar a presença desses aspectos em nós mesmos e nos outros.

Por exemplo, podemos buscar equilibrar a nossa energia masculina (que se relaciona com a ação, a lógica e a objetividade) e a nossa energia feminina (que se relaciona com a intuição, a criatividade e a sensibilidade) para tomar decisões mais conscientes e efetivas.

CITAÇÕES INSPIRADORAS

“E a Morte não é real, mesmo no sentido relativo do termo – ela nada mais é do que o Nascimento para uma nova vida – subiremos mais alto, cada vez mais alto, em direção a planos de vida cada vez mais elevados, por períodos imensuráveis de tempo. O Universo é nossa morada, e exploraremos seus mais profundos recessos antes do fim dos Tempos.”

“Todos estamos no Caminho – e a estrada conduz sempre para cima, com frequentes locais de repouso.”

“Tudo está no caminho, cujo fim é o Todo. Todo progresso é uma Volta à Morada.”

“Guarde-se o leitor contra a Avareza Mental e expresse em Ação aquilo que tiver aprendido. Estude os Axiomas e Aforismos, mas não deixe de praticá-los”.

“A Vontade dirige a Atenção, e esta muda a Vibração.”

“Se o Universo é Mental, segue-se que a Mente será o poder mais elevado que influencia seus fenômenos.”

LIVROS RECOMENDADOS

Para complementar a leitura de “O Caibalion”, recomendo os seguintes livros:

  • O Segredo
  • Para Entender O Caibalion
  • Manual do Alquimista Moderno
  • A Lei da Afinidade

Saiba mais sobre eles na nossa livraria: Livraria de Expansão da Consciência.

Pin It on Pinterest