Como Funciona o Pinterest?

por | 25 jul, 2021

O Pinterest é, hoje, um dos principais meios de divulgação e de tráfego para meu blog. Qual a melhor parte? Podemos usufruir de todos os seus benefícios e ter acesso aos seus milhares de visitantes mensais de forma totalmente gratuita.

E, foi justamente nesta mesma plataforma onde comecei a divulgar meus posts, logo no início desta jornada de compartilhar dicas e conhecimentos.

Mas, antes de seguir em frente, o que será que você sabe sobre o Pinterest:

  1. O que é?
  2. Como funciona?
  3. Como deve ser usado?
  4. Qual é a sua finalidade?
  5. Como ele pode ser útil ao seu negócio?

Se você não conseguiu responder a todas as perguntas acima, leia o post até o final para encontrar dicas valiosas e úteis!

 

como usar o Pinterest

Este post inclui links de parceiros afiliados que uso e recomendo 💛

O Que é o Pinterest? 

Para responder a esta pergunta e tirar máximo proveito da plataforma para o seu negócio, primeiramente, é preciso entender o que o Pinterest não é.

Recentemente concluí o curso Passive Profit with Pinterest percebi algo que não tinha me dado  conta ainda.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acha e divulga na Internet, o Pinterest não é uma rede social.

como-usar-o-pinterest

O Pinterest é…

A maior parte dos criadores de conteúdo está usando a plataforma do jeito errado. O Pinterest não deve ser usado como o Facebook, Twitter e Instagram. É preciso ter uma estratégia diferente e específica para ele.

…UMA PLATAFORMA DE PESQUISA VISUAL!

Sendo um mecanismo de pesquisa visual, o Pinterest é mais semelhante ao Google, do que ao Facebook ou Instagram. Por isso, seus resultados não são imediatos como nas redes sociais. O investimento é de longo prazo.

Sempre me frustrava ao fazer uma postagem e não ter muitas visualizações ou cliques. Agora entendo porque.

Postar um pin seria, então, como plantar uma semente que leva um tempo até que germine. É preciso ter um pouco de paciência para que seus esforços gerem frutos.

Também não se preocupe com o número de comentários em seus pins ou a quantidade de repins. Lembre-se que as pessoas não vão ao Pinterest com o propósito de socializar e mostrar a sua vida. Mas de pesquisar, de planejar e de serem inspiradas pelo seu conteúdo!

Como um mecanismo de descoberta visual, o Pinterest ajuda você a descobrir ideias mesmo quando você não sabe o que está procurando ou não tem palavras para descrevê-lo.

 

Pinterest Engineering

 

O que realmente importa são os chamados cliques de saída. Essa é a métrica mais importante no Pinterest. Se você tem bastante cliques de saída significa que está produzindo conteúdo relevante e que inspira seu público a agir. Ou seja clicar em seu pin.

Para isso, seus pins precisam ser descobertos pelas pessoas certas.

Como se destacar neste oceano infinito de pins? É preciso ter um visual que atraia e conquiste seu público, conteúdo relevante e consistência que levarão você a se tornar uma autoridade no seu nicho.

 Dados Interessantes:

 

  • 478 milhões de pessoas usam o Pinterest todos os meses para encontrar ideias e se inspirar para sua próxima compra. Se o Pinterest fosse um país, ultrapassaria os Estados Unidos como o 3º maior do mundo.
  • 60% do público global é composto por mulheres. Com o número de homens também aumentando quase 50% ano após ano.
  • 46 milhões é o número de brasileiros que usam o Pinterest todos os meses para encontrar ideias.
  • +50% dos brasileiros no Pinterest tem de 18 a 34 anos de idade.
  • 80% dos usuários brasileiros têm mais probabilidade de se lembrar, ter uma opinião positiva, confiar e comprar de marcas quando estão se sentindo otimistas.
  • 85% da pessoas dizem que acessam o Pinterest quando vão começar um novo projeto.
  • 97% das principais pesquisas no Pinterest não estão relacionadas a marcas.
  •  82% das pessoas usam o Pinterest no celular.

Qual o Objetivo do Pinterest?

O principal intuito do Pinterest é servir como uma plataforma de inspiração visual. Onde as pessoas vão para encontrar e salvar ideias de assuntos do seu interesse.

Com a missão de levar as pessoas da inspiração para ação, o Pinterest é o lugar no qual milhares de pessoas pesquisam, descobrem e compram todos os dias.

De fato, cerca de 5 bilhões de pesquisas são feitas no Pinterest todos os meses!

O objetivo do Pinterest é ajudar as pessoas a descobrir ideias para experimentar na vida real, seja uma receita para cozinhar, um produto para comprar ou uma viagem para fazer. A pesquisa é uma parte fundamental da descoberta e lidamos com bilhões de consultas todos os meses.

No Pinterest, descobrimos que as pessoas querem explorar as possibilidades com muito mais frequência do que apenas obter um único resultado. Na verdade, quase 75% das pesquisas têm apenas 1 a 3 palavras e as pessoas visualizam uma média de 60 pins por pesquisa. Esse tipo de mentalidade aberta é o que torna o Pinterest Search tão diferente dos mecanismos de pesquisa tradicionais.

Pinterest Engineering

Você pode criar pins para diversas finalidades:

  • Compartilhar ideias, tutoriais, dicas úteis

  • Inspirar seu público
  • Promover seus posts
  • Vender seus produtos

A maioria das pessoas acessa o Pinterest com uma intenção em mente. Seja inspiração para começar um novo projeto, dicas de beleza, citações motivacionais ou ideias de produtos e serviços. Os interesses são diversos.

Então, de que forma você pode ajudar as pessoas a realizarem seus desejos através de seu conteúdo? Descubra, a seguir, 10 dicas para ter sucesso em sua estratégia de marketing no Pinterest.

Quando se trata de procurar algo que deseja experimentar – um novo prato de macarrão, um novo par de sapatos, uma nova mesa para sua sala de jantar – você realmente precisa ver primeiro. Os humanos são criaturas visuais.

 

Usamos nossos olhos para decidir se algo parece bom ou se combina com nosso estilo.

 

Essa é a magia do Pinterest. Como tudo é visual, é fácil reconhecer uma ideia que agrada ao seu ponto de vista único. No segundo em que chama sua atenção, você pensa: “É isso!”

 

Evan Sharp

10 Dicas para uma Estratégia Vencedora

Se você quer ser visto e ter sucesso em sua estratégia, ajude o Pinterest a ajudar você. Siga estas dicas úteis, para que seu conteúdo seja distribuído da melhor maneira pela plataforma e seja visto pelas pessoas certas!

Estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota. Sun Tzu

 1. Defina suas Metas

O que você espera alcançar com o Pinterest? Em que período de tempo? E como você está medindo o seu progresso?

Para alcançar nossas metas precisamos, primeiro, saber quais são elas. Comece a refletir sobre como esta plataforma pode ser útil ao seu negócio.

Pense em como ela pode ajudar você a:

  • Aumentar a visibilidade do seu negócio
  • Atrair mais público ao seu perfil
  • Crescer a sua lista de e-mail
  • Melhorar o engajamento com meus seguidores já existentes
  • Gerar tráfego para os posts do seu blog
  • Gerar tráfego para sua loja virtual
  • Gerar tráfego para um link de afiliado para realizar uma venda

Para poder analisar seu progresso, você precisa ter uma conta business. Clique aqui para saber como criar uma nova conta ou converter sua conta pessoal para uma conta business.

Depois fica fácil!

É só analisar:

  1. Estatísticas do Pin: clique em um pin para ver métricas como impressões, pins salvos e cliques de cada post individual.
  2. Pinterest Analytics: ferramenta de análise para ter uma visão completa do seu engajamento no Pinterest.
  3. 

Gerenciador de anúncios: se você fizer anúncios, pode criar e baixar relatórios personalizados sobre o desempenho da campanha.

2. Seu Conteúdo deve ser Relevante

Não faça pins (ou postagens) sobre o que você acha que está em alta. Confesso que também cometo este erro.

Para tirar o máximo proveito desta plataforma de pesquisa visual, devemos criar pins sobre o que as pessoas estão realmente pesquisando no Pinterest. De nada adianta um conteúdo brilhante se ninguém está interessado.

Basicamente, o conteúdo não é cronológico, mas surge quando relevante, com base nos interesses e no envolvimento de alguém e no que sabemos que ele está procurando.

 

Isso leva a uma experiência altamente personalizada e com curadoria, e também significa que o conteúdo é perene e continuará a funcionar para você ao longo do tempo quando as pessoas estiverem procurando por ele e mais precisarem dele.

 

O Pinterest coleta sinais de bilhões de pins para apresentar a ideia certa para a pessoa certa no momento certo.

 

Ashley Schroeder,  equipe de marketing do Pinterest

 

A sazonalidade é outro fator importante. De acordo com o próprio Pinterest, “é melhor começar cedo”. Comece a postar conteúdos de feriados e datas importantes como Páscoa, Natal e Ano Novo alguns meses antes.

Pois, como as pessoas usam a plataforma para planejar e salvar ideias, elas podem levar até 90 dias para agir após verem e clicarem em um pin.

No Pinterest, as marcas que iniciam suas campanhas de fim de ano com bastante antecedência têm melhores resultados. […] As campanhas de fim de ano com os melhores resultados começam em setembro.

 

3. Keywords são Essenciais

Sendo um mecanismo de busca visual, fazer uma pesquisa de keywords relevantes sobre o seu nicho e público-alvo é muito importante no Pinterest. É preciso usar as palavras-chave corretas em seus pins para que eles sejam vistos pelas pessoas certas.

Vá até a caixa pesquisar no Pinterest e digite palavras referentes ao assunto do seu pin. Os resultados aparecerão automaticamente para mostrar quais palavras-chave são mais procuradas.

Escolha as palavras-chave que melhor refletirem o seu tópico e use-as em vários locais para tornar seu conteúdo super pesquisável.

Outra dica interessante, é dar uma olhada nos primeiros pins que aparecem nos resultados da sua pesquisa e estudar seu visual, suas descrições e que palavras-chave estão sendo usadas.

 

como-funciona-pinterest

Adicione suas keywords em vários lugares para que seu conteúdo seja mais facilmente encontrado:

  • no seu nome

  • no seu perfil (biografia)

  • no nome e nas descrições das suas pastas

  • no título dos seus pins

  • na descrição dos seus pins

  • nas imagens que usa no Pinterest

  • no título e no texto da página de destino

Use-as de forma natural no seu texto e tente não exagerar (ou keyword stuff) para não ser flagrado como spam pelo Pinterest.

Escolha as principais. Aquelas que mais se adequam ao tópico em questão.

Se você quer uma fórmula detalhada de como criar uma descrição perfeita para seus pins, títulos e pastas, além de templates prontos para usar em seus posts, saiba mais sobre o curso Passive Profit with Pinterest.

4. Imagens, imagens, imagens

Imagens são tudo quando se fala de Pinterest. E a plataforma criou até um complexo sistema de análise de imagens, chamado Pixie. Ele é responsável por analisar cada pixel das imagens postadas para saber do que se trata e gerar recomendações personalizadas em tempo real!

Por isso, é importante é evitar usar imagens de baixa qualidade. Sendo uma plataforma visual onde as pessoas buscam por inspiração, precisamos nos dedicar a criar conteúdo compatível e que vai gerar engajamento com nosso público.

Use imagens nítidas e de alta qualidade. Descubra onde encontrar imagens gratuitas para seus pins no post 17 Melhores Bancos de Imagens Gratuitos.

Uma das discussões mais frequentes é sobre o tamanho ideal de imagens na plataforma. O próprio Pinterest recomenda uma proporção de 2: 3 (por exemplo, 1000 x 1500 pixels). Outras proporções podem fazer com que seu pin seja cortado ou podem impactar negativamente o desempenho.

Não faça pins com altura maior do que 1260 pixels, os chamados pins-girafa, pois eles serão cortados no feed do Pinterest.

No meu caso tenho imagens tanto quadradas como verticais que funcionam bem. Tudo depende do seu público. A dica é testar diferentes estilos de imagens e tamanhos e ver quais se saem melhor em termos de números de visualização e cliques!

Veja as recomendações de um post padrão:

pinterest-entrar

5. Sempre Coloque um Link de Destino nos seus Pins

Como as pessoas usam a plataforma para obter dicas e inspiração, é esperado que seus Pins as direcionem para o seu conteúdo.

Seu link pode ser a URL do seu blog, da sua loja ou produto do qual é afiliado. Isso torna seu pin acionável e permite com que gere tráfego ao destino que você escolheu.

Também é importante fazer com que a página de destino corresponda às expectativas e que tenha sentido com o conteúdo do pin para manter as pessoas engajadas com o conteúdo.

Outra dica é não usar encurtadores de links como bit.ly em suas postagens.

Com relação ao redirecionamento, encorajamos você a seguir o princípio “sem surpresas” – os pinners devem ser capazes de antecipar razoavelmente para onde seu link os levará.

 

Links que exibem redirecionamento excessivo ou enganoso, bem como serviços encurtadores usados para spam, podem ser bloqueados.

 

Pinterest Guidelines

6. Tenha Consistência

Seja ativo no Pinterest, criando conteúdo novo e original pelo menos uma vez por dia se puder.

Criar um plano de conteúdo mensal é um ótimo jeito para se manter motivado. Postar de forma consistente mantém seu público engajado com sua marca.

Forneça valor ao seu público de forma contínua e crie uma relação de confiança com ele. Assim, você estará no caminho do sucesso.

Como conseguir 1,5 milhão de seguidores no Pinterest e construir 2 negócios de alto sucesso?

 

Leia aqui este estudo de caso feito pela Tailwind com diversas dicas para se inspirar!

7. Agende seus pins Diretamente do Pinterest

Se você tem uma conta business, é possível agendar manualmente até 100 pins, com até 2 semanas de antecedência.

Caso você queira, pode facilitar ainda mais o seu trabalho. Experimente a ferramenta Tailwind gratuitamente para criar pins profissionais em massa e agendá-los no mesmo lugar. Consiga fazer mais em menos tempo e focar naquilo que realmente importa.

Confira também o post: Como Automatizar seu Pinterest.

8. Dê Vida ao seus pins Criando Vídeo-pins

Além de se destacaram dos pins normais no feed do Pinterest e de serem mais chamativos, eles são muito fáceis de criar!

Estou começando a criar vídeo-pins para ver seus resultados. Geralmente demoro o mesmo tempo para criar os dois tipos de pin. Para isso, eu utilizo Canva. Basta incluir elementos animados aos pins normais ou adicionar um vídeo ao template e já está pronto!

Veja algumas dicas interessantes:

  • A duração ideal para vídeos no Pinterest é de 15 segundos a 1 minuto.
  • Seu vídeo não precisa ter som. Pois, quando seu vídeo aparece como resultado de pesquisa o som está desligado e as pessoas podem acabar assistindo assim mesmo. Adicione uma legenda interessante para contar a história do seu vídeo e atrair a atenção delas.
  • Títulos e descrições bem-feitos ajudam seu vídeo a aparecer na pesquisa. Você pode usar até 100 caracteres para o título e até 500 para a descrição.

Experimente incorporar vídeo-pins em sua estratégia também e veja se funcionam para você. Teste por um período de 30-60 dias e observe os resultados.

9. Experimente Criar Idea-pins

O novo recurso da plataforma. É um tipo diferente de pin. Seu principal objetivo é gerar mais visibilidade ao seu perfil e maior engajamento com seu público.

Dicas de como fazer idea-pins, de acordo com o Pinterest:

  • Inspire uma ação: Pense no que seus leitores podem estar interessados. Os melhores idea-pins inspiram as pessoas a experimentar algo novo.
  • Escolha visuais que chamam a atenção: Use imagens de alta qualidade e vídeos relacionados ao seu assunto. Imagens verticais com um tamanho de 900×1600 pixels ou mais funcionam melhor.
  • Seja criativo nos textos: Mantenha tudo o que você escrever claro e relevante. Use palavras-chave para ajudar as pessoas a encontrar o seu idea-pin.
  • Adicione títulos relevantes: Use títulos e descrições para ajudar as pessoas a entender sobre o que são suas fotos ou vídeos.
  • Conte uma história: Os idea-pin podem ter entre 2 e 20 páginas, mas os melhores têm pelo menos 5 páginas. E não se esqueça dos detalhes! Adicione instruções, links, produtos ou locais relevantes.
como-usar-o-pinterest

10. A Dica mais Importante…Divirta-se! smile

O sentimento que colocamos ao fazer qualquer coisa é um dos fatores determinantes do nosso sucesso ou fracasso. Se você quer ter sucesso e motivar as pessoas, precisa ser uma pessoa inspiradora. Portanto, divirta-se no processo!

Sem entusiasmo naquilo que fazemos não há motivação suficiente para continuar até atingir nossas metas. Principalmente quando nada parece estar dando resultado. Principlamente no Pinterest que exige uma estratégia de longo prazo.

Coloque alegria no seu trabalho e faça o melhor que puder agora. O fracasso só acontece se você desistir.

Por isso, o autoconhecimento é fundamental para sabermos aquilo que realmente queremos fazer na vida.

Se faça esta simples perguntas:

  • Quais são as minhas paixões?
  • O que eu verdadeiramente gostaria de compartilhar com o mundo?
  • Como eu quero inspirar as pessoas?
  • Como eu posso melhorar e facilitar a vida delas?
  • Estou comprometido com o meu sucesso?
  • Estou disposto a aprender com meus erros e seguir em frente?
  • Como posso melhorar hoje?
  • Qual passo preciso dar agora que me levará ao resultado desejado?
  • Que habilidades ainda preciso desenvolver?

Eu li o suficiente de seus comentários e ouvi suas entrevistas para perceber que há um denominador comum entre os vencedores:

 

1. Eles decidem o que querem.
2. Eles imaginam que têm.
3. Eles SABEM que vão conseguir.

 

O Jogo da Vida: Lições de Helene Hadsell

 

 

Pinterest marketing course

Aprenda tudo sobre o Pinterest! 

Não está tendo resultados com o Pinterest? O que fazer o que não fazer?

O que você vai aprender no curso:

  • Configurar e Otimizar sua conta do Pinterest para o sucesso.
  • Como Realmente usar o Pinterest para Lucrar e Expandir seus Negócios.
  • Principais Mitos sobre o Pinterest.
  • Mentalidade para o Sucesso.
  • Tudo sobre Pins Virais e como Criar Pins que Convertem. (+Templates)
  • Como Automatizar seus Pins e como Colocar seu Pinterest no Piloto Automático.
  • Aulas-Bônus: Pinterest para Etsy + Acertando em Cheio no seu Nicho.
  • Fórmula Perfeita para a Descrição dos seus Pins e Pastas.
  • Acesso Vitalício ao Grupo Exclusivo do Facebook e às Sessões de Perguntas e Respostas.

Checklist do Sucesso

  •  Tenha uma Conta Business.
  • Capriche na Biografia. Descreva seu negócio com palavras-chave apropriadas e que são populares no seu nicho.
  • Foto de Perfil. Adicione a sua foto ou o logo do seu negócio.
  • Reivindique seu Site e outros Perfis de Redes Sociais. Descubra como adicionar seu site ao seu perfil do Pinterest aqui.
  • Crie Diversas Pastas. Seja criativo e organize seus pins em diferentes pastas relacionadas ao seu nicho. Adicione um título relevante e faça uma descrição detalhada com as palavras-chave adequadas.
  • Imagens são Tudo no Pinterest. Faça pins com imagens de alta qualidade e com as dimensões recomendadas de 2:3 (por exemplo, 1.000 x 1.500 pixels).
  • Descreva Detalhadamente seus Pins. Adicione uma descrição detalhada dos seus pins, para ajudar a plataforma a saber sobre o que é seu conteúdo e distribui-lo da menos maneira e para as pessoas certas.
  • Mantenha seu Perfil Ativo para que você tenha mais Alcance na Plataforma.
  • Experimente as Novas Ferramentas do Pinterest. Comece a criar Vídeo e Idea-Pins por 30-60 dias e analise os seus resultados na ferramenta Analytics (disponível só para Contas Business).

 

 

Outros Posts:

10 Melhores Planners para 2022

10 Melhores Planners para 2022

10 Melhores Planners para 2022O Que é um Planner?Planners são ótimos para manter você organizado de forma prática e...

Shares

Pin It on Pinterest