Marketing de Afiliados: Um Passo a Passo

por | 29 out, 2020

| Atualizado 21 ago, 2021

Você quer saber o que é e como funciona esse modelo de negócios chamado Marketing de Afiliados? E como ingressar nesse mercado que cresce a cada dia?

Obter conhecimento, especialmente para aqueles que estão iniciando, é essencial para não cair em armadilhas enganosas que prometem altos ganhos instantâneos e nenhum trabalho.

A principal vantagem de participar de um programa de afiliados, é que você não precisa criar um produto próprio para começar a vender e ganhar dinheiro.

Este post é dedicado a todos que estão começando a trabalhar com Marketing de Afiliados, ou mais especificamente no programa de afiliados Hotmart ou outra plataforma de que permite afiliações.

Especialmente a todos aqueles que ainda não realizaram suas primeiras vendas e a inspirá-los e motivá-los a continuar e a entender como ganhar dinheiro na internet de verdade.

Tudo se resume a disciplina e perseverança. Além de saber tirar proveito tanto do seus acertos como do erros. E eles certamente acontecerão.

Todo contratempo que aparecer deve ser encarado como uma oportunidade de crescimento e de aprimoramento que está nos conduzindo ao sucesso.

Portanto, esteja preparado para embarcar nesta jornada!

Pois trabalhar com marketing de afiliados exige tempo e dedicação até a obtenção de resultados. Não existe uma fórmula secreta ou mágica para ganhar dinheiro do dia para  noite.

Mas, depois que você já tiver um tráfego constante direcionado ao seu blog ou página de vendas é possível obter renda passiva por meio dele.

Começar é o Passo Mais Difícil

O seu trabalho como afiliado é ser o fio condutor que leva a pessoa até aquilo que ela deseja. É prestar um serviço útil ao solucionar uma dor ou sanar uma necessidade de seu cliente.

Desde que eu comecei a me dedicar verdadeiramente ao marketing digital, mais especificamente no marketing de afiliados (ou marketing de afiliação) demorou 3 meses até conseguir realizar as minhas primeiras vendas.

De lá até aqui, provavelmente, cometi todos os erros possíveis na hora de escolher e divulgar os produtos.

Mas, se você consegue aprender com seus erros, eles podem ser seus maiores aliados. E finalmente, vai chegar o dia em que você abre seu e-mail e vê a mensagem de que você fez sua primeira venda!

Leia o post e descubra dicas de como você pode começar a vender também!

 

Encontre produtos para seus clientes, e não clientes para seus produtos.

Peter Drucker

O QUE SIGNIFICA MARKETING DE AFILIADOS?

 

O marketing de afiliados é um modelo de negócios online bastante simples, mas que necessita um processo de amadurecimento até que resultados constantes apareçam, assim como em qualquer outro negócio digital ou não. 

No marketing de afiliados, você promove produtos, infoprodutos, serviços ou ofertas de outras pessoas na forma de links ou banners em seu blog, redes sociais ou páginas de vendas e obtém uma comissão/recompensa por cada venda realizada ou por alguma outra ação concretizada pelo cliente como cliques e inscrições.

Isto é o que se chama de conversão: quando uma pessoa realizada uma determinada ação através do seu link de afiliado que é passível de remuneração. Cada programa de afiliado possui suas próprias regras e requisitos para tal. 

O marketing de afiliados é, portanto, uma parceria na qual os produtores oferecem uma comissão a um parceiro quando este gera tráfego, leads ou vendas para seus produtos, infoprodutos e/ou serviços.

Este mercado está crescendo cada vez mais no Brasil, pois gerar lucro como afiliado permite que, após algum tempo, você tenha uma renda passiva, enquanto foca em outros trabalhos ou projetos que deseja realizar, sem que precise se dedicar e ele todos os dias.

E, por meio da internet, você é capaz de anunciar seus links a milhares de pessoas. Não há limites praticamente.

Mas é claro que isso significa que há mais concorrência. Então você tem que encontrar maneiras de se destacar.

Em termos simplistas, portanto, o marketing de afiliados é a prática de direcionar o tráfego de um site para outro em troca de recompensa.

Damian Ryan

COMO FUNCIONAM AS COMISSÕES?

 

Os dois tipos mais populares de comissionamento no marketing de afiliados são:

  • Custo por Ação (CPA)
  • Custo por Clique (CPC)

No modelo de Custo por Ação, você está tentando fazer com que as pessoas realizem uma ação, como preencher um formulário, participar de um webinário ou preencher uma pesquisa. Ele inclui outros tipos específicos também, como o chamado Custo por Venda (CPV).

Já no modelo de Custo por Clique – ou Pay Per Click (PPC), o afiliado é comissionado a cada clique que recebe em seus links  e banners.

Existem ainda diversas outras formas de comissionamento, como: Custo por Impressão (CPI), Custo por Download (CPD) e Custo por Lead (CPL).

POR QUE PARTICIPAR DO MARKETING DE AFILIADOS?

 

O marketing de afiliados é provavelmente a melhor estratégia para pessoas que querem ganhar dinheiro na internet, mesmo sem ter qualquer tipo de experiência prévia com blogs ou na área do marketing digital!

São poucas as barreiras de entrada. Você não precisa ter um produto próprio, lidar com os pagamentos ou realizar qualquer tipo de suporte ao consumidor final.

Além disso, você também não precisa se preocupar com funcionários ou infraestrutura como em um negócio convencional.

Dependendo do programa, as comissões podem ser altas, especialmente em produtos digitais. E há muitos tipos de produtos, ofertas e canais nos quais você pode focar.

Existem algumas desvantagens, é claro:

  • Você está confiando em outras pessoas para escolher os produtos e definir os preços. Tudo em relação ao produto em si está fora de seu controle.
  • Você apenas divulga o seu link de produtos e anúncios de terceiros.
  • Você direciona seu público para produtos de outras pessoas, em vez de seus próprios produtos ou serviços. Mas, depois que ganhar experiência você poderá se tornar um produtor também.

Mas ainda é uma excelente escolha, especialmente para quem está iniciando no ramo de vendas pela internet.

Escolher produtos que você já testou e aprovou ou que tenham boa reputação para divulgar e ajudar seu público-alvo de uma forma útil e relevante é essencial.

Se está começando como blogger, por exemplo,  não precisa de milhares de posts, visitas ou seguidores para poder se qualificar para um programa de afiliados.

Alguns dos meus programas favoritos como afiliada que você precisa conhecer, mesmo sendo iniciante, estão na lista abaixo.

Confira todos eles e descubra quais se encaixam melhor em seu nicho:

Amazon

Um dos melhores programas para afiliados iniciantes, pois tem produtos de diversas categorias. Além de ser um site mundialmente popular e cada vez mais utilizado no Brasil.

Saiba Mais

Hotmart

É a maior plataforma brasileira de marketing de afiliados, com milhares cursos online, ebooks, clubes de assinatura, eventos sobre praticamente todos os assuntos.

Saiba Mais

Canva

Com mais de 18 milhões de usuários e disponível em mais de 100 idiomas, é o software de design gráfico mais utilizado.
Divulgue o CanvaPro sem taxa de adesão ou vendas mínimas!

Saiba Mais

Elegant Themes

Sempre que você enviar um novo visitante, ele será rastreado e sempre que alguém que você indicou ao site comprar um dos seus produtos, você recebe 50% da venda!

Saiba Mais

ShareASale

O site hospeda mais de 3.900 programas afiliados em 40 categorias diferentes. Com certeza, você vai encontrar algum produto que se encaixe no seu nicho de negócio.

Saiba Mais

Tailwind

Basta somente se inscrever no site para um teste gratuito e você já pode indicar pessoas para participar da Tailwind e ganhar um crédito de 15 dólares por cada indicação.

Saiba Mais

Answer the Public

O processo de inscrição é bem fácil e rápido. Além disso, você irá ganhar 30% de comissão recorrente para cada cliente Pro que se inscrever a partir do seu link de afiliado.

Saiba Mais

É PRECISO TER UM BLOG?

 

Não é necessário que você tenha um blog ou site para poder participar do marketing de afiliados e divulgar seus links. Você pode divulgá-los nas redes sociais ou criar páginas de venda específicas para promover um produto específico.

Mas, é altamente recomendável ter uma página dedicada exclusivamente ao seu conteúdo para que os visitantes recebam informações de valor que sejam úteis a eles, em vez de simplesmente serem forçados a comprar de um link direto para uma página de vendas.

Quanto mais autoridade você construir perante seu público, melhores serão as chances de transformar seus leads em consumidores.

Seja autêntico e atraia a atenção das pessoas criativamente. Ao mesmo tempo, em que deve fornecer conteúdo com informações honestas e úteis que agreguem valor a elas. 

Um bom conteúdo aliado a um bom produto é a melhor maneira de obter um bom ROI (Return Over Investment, ou Retorno sobre o Investimento).

COMO DECLARAR IMPOSTOS?

 

Uma etapa importante e essencial é a declaração do imposto de renda sobre os ganhos no Marketing de Afiliados. Uma etapa que é negligenciada pela maioria dos iniciantes na área (incluindo quem escreveu este post laughing). 

Para informações detalhadas, recomendo a leitura do e-book gratuito: Tributos e Finanças para Afiliados e Produtores Digitais (Pessoa Física). Você vai aprender, com quem entende do assunto, como e quando recolher da forma correta o seu imposto como afiliado pessoa física, além de outros temas como quais são os limites de saque para afiliados. 

Mesmo que o assunto não agrade de início, dedique um pouco de tempo por semana a ele até obter uma compreensão de como proceder corretamente, assim você evitará incômodos futuros.

Se você deseja um conteúdo mais completo, com as planilhas necessárias para o controle de suas finanças, controle de faturamento, controle mensal de receitas, dentre outras e aprender a aumentar seus lucros e pagar menos impostos, faça como eu e acesse o curso Tributos e Finanças para Afiliados e Produtores. 

É um curso online com o propósito de ajudar os afiliados e produtores digitais em todas as questões tributárias envolvendo a venda de produtos digitais. Você terá acesso a diversos conteúdos como:

1. Limites de Saque acima de R$ 1.900,00;
2. Base de Cálculo e Valor de Recolhimento para Pessoas Físicas;
3. Qual a Data de Incidência do Fato Gerador;
4. Exemplo Prático de Aplicação;
5. Como usar a Planilha de Saques Mensais;
6. Como evitar a Fiscalização;
7. O correto valor para a Informação;
8. Passo a passo do Carnê-Leão, desde o download do programa até a emissão do DARF;
9. Passo a Passo da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, desde o download do programa até o arquivo do Comprovante de Entrega;
10. Exemplo prático de Simulação de Rendimentos;
11. Como evitar a Malha Fina da Receita Federal.

Acesse o e-book gratuito ou o curso completo para atuar com tranquilidade e não ter problemas na hora de declarar sua renda como afiliado!

Passos Iniciais e Essenciais para o Sucesso

 

1. Mudar de Mentalidade

A primeira coisa que eu fiz foi buscar maneiras de mudar minha percepção ou mentalidade.

Pois já sabia que todas as nossas ações externas são mero reflexo de tudo aquilo que está estruturado em nossa mente.

Ninguém atinge o sucesso sem uma perspectiva adequada voltada para o sucesso.

As fortunas gravitam em torno das mentes que foram preparadas para “atraí-las” da mesma maneira que as águas correm para o mar.

 

Napoleon Hill

 

O único limite que temos para ter sucesso na vida e ganhar dinheiro é aquele que está na nossa própria cabeça.

Sugestões de livros gratuitos para você começar a desenvolver uma mentalidade empreendedora autoconfiante e bem-sucedida:

Confira outros livros no post: 15 Livros sobre Desenvolvimento Pessoal que Você Precisa Ler!

Existem também diversos áudiolivros gratuitos disponíveis no Youtube, como “O Sucesso Não Ocorre Por Acaso”:

2. Buscar Conhecimento Especializado

Quando você está iniciando em qualquer negócio novo, é normal não saber quase nada o assunto e se sentir perdido ou deslocado.

Por isso, é fundamental investir tempo – e dinheiro – para obter o conhecimento especializado necessário sobre o mercado no qual você começará a trabalhar.

Mas, você pode começar gratuitamente. Existem diversos materiais com ótimo conteúdo para dar seus passos iniciais.

Aqui estão alguns cursos e livros que me ajudaram:

Confira outros livros no post: 15 Cursos e Livros Gratuitos para se tornar um Empreendedor Digital de Sucesso.

3. Comprometimento

É preciso estar determinado e comprometido com o próprio sucesso.

Ninguém pode fazer o trabalho e chegar lá por você!

Dê a seu público algo de valor. Faça isso de forma contínua e veja como sua audiência cresce naturalmente.

Não pense somente em termos de quantidade de visitantes, mas também na qualidade do seu público. São as pessoas realmente interessadas e engajadas com seu conteúdo que, no final das contas, se converterão em verdadeiros fãs, clientes e embaixadores da sua marca.

Continue a criar conteúdo relevante e interessante (e a divulgar esse conteúdo) de forma consistente e as pessoas certas – no tempo certo – serão atraídas a você e você, com certeza, começará a fazer vendas!

Inspire-se no sucesso de outras pessoas que você conhece que tiveram sucesso. Deixe que elas sejam seu modelo para seguir em frente.

Dicas para uma Estratégia Bem-Sucedida

blog-passo-a-passo

ESCOLHA UM NICHO DE MERCADO

 

Existem diversos nichos e subnichos de mercado com os quais você pode trabalhar. Quanto mais específico, melhores os resultados.

Comece com aqueles assuntos de que você mais gosta e sobre os quais já têm algum conhecimento. Pois, será muito mais fácil escrever sobre este assunto e divulgar os produtos relacionados a ele.

O início basicamente se resume a tentativas e erros para ver o que dá certo e o que precisa melhorar.

Mas, o mais importante é começar!

Ao escolher um nicho, você terá mais foco no que o seu público-alvo realmente precisa e conseguirá ser muito mais útil a eles. Tendo assim mais chances de vender os produtos certos para suas necessidades

Isto faz com que se torne relevante e uma referência em seu nicho, aumentando sua reputação (ou seu capital social) neste ramo específico. 

Destaco abaixo algumas sugestões para inspirar sua escolha:

negócio-digital-online

ENCONTRE AS MELHORES PALAVRAS-CHAVE DO SEU NICHO

 

Agora que você já sabe o que são os nichos de mercado e já escolheu em qual deles deseja começar a trabalhar, é hora de encontrar as palavras-chave certas para colocar em seus posts e anúncios!

As palavras-chave são essenciais para que seu conteúdo seja encontrado pelos mecanismos de busca e para que seus posts sejam bem ranqueados e facilmente encontrados pelas pessoas certas com interesse real.

Portanto, na hora de escrever o seu artigo, sempre se baseie em palavras-chave importantes para seu público-alvo.

Felizmente, existem diversas ferramentas gratuitas para ajudar você, como:

DECIDA OS PRODUTOS E SERVIÇOS QUE VAI PROMOVER

 

Após escolher seu nicho e em quais canais irá promover seu conteúdo e links, encontre as melhores plataformas de vendas de produtos digitais para você, como a Amazon, a Hotmart e a Eduzz, e pesquise todas as opções disponíveis para o nicho escolhido.

Você leu algum e-book interessante ou fez algum curso relacionado ao seu nicho? Procure se há algum meio de se afiliar e eles!  Simplesmente faça uma pesquisa no Google com o nome do produto seguido de “programa de afiliados” e veja se é possível promovê-lo. 

Há ainda dois fatores importantes a serem lembrados sempre quando você for escolher produtos e serviços para promover:

  • Promova algo que Usou e Gostou: Não promova produtos ruins – nunca! Não promova nada que você não usaria, tenha usado você si mesmo ou não queira que seu nome seja associado.
  • Promova Produtos Reconhecidos e Bem Avaliados no mercado e com resultados comprovados.

Apenas promova aquilo que está relacionado ao seu nicho escolhido. Assim, você estará entregando algo de valor e utilidade ao seu público e você terá mais chances de receber comissões recorrentes. 

Escolha um nicho, concentre-se nele e ofereça produtos e serviços de boa qualidade para eles. Simples!

CRIE UM CONTEÚDO VENCEDOR

Os tipos de conteúdo que geram maior engajamento são classificados como inspiradores, divertidos ou práticos.

É por isso que precisamos compreender nosso público: quais são seus problemas, necessidades e interesses. Que tipo de conteúdo eles seguem,  curtem e compartilham? 

Assim, você conseguirá entregar a eles algo de valor e utilidade.

Se você puder fazer isso de forma consistente, seu público olhará para você como uma fonte contínua de conteúdo inspirador, divertido e prático … Além disso, o conteúdo selecionado ajuda a estabelecer sua marca como líder em seu espaço.

 

Em vez de “falar de si mesmo” o tempo todo, você está demonstrando que deseja agregar valor de maneiras diferentes.

 

Brian Peters

 

ESCOLHA COMO DIVULGAR SEU CONTEÚDO

 

O próximo passo é escolher uma plataforma para promover seu conteúdo e os seus links de afiliação.

As principais opções são:

  • Conteúdo escrito (como um blog no WordPress.org),
  • Conteúdo de vídeo (iniciar um canal no YouTube),
  • Redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter

Depois de escolher quais são os melhores meios de divulgação para seu nicho, você precisará publicar conteúdo para eles. Quanto mais conteúdo e de maior qualidade, mais autoridade você terá.

Por isso, dedicação e estudo são essenciais! 

O objetivo é construir um público que gosta e confia no que você tem a dizer. 

DIRECIONE O SEU TRÁFEGO

 


Você precisa pensar em todo o tráfego como sendo gratuito ou pago. E você provavelmente quer usar uma combinação de ambos. Os dois tem suas vantagens e desvantagens.

O tráfego orgânico ou livre é gratuito, mas gera resultados mais lentamente. Na verdade, não é realmente livre, pois custa tempo em vez de dinheiro. 

O tráfego pago custa dinheiro, no entanto gerar resultados de uma forma mais rápida.

Se você está começando, recomendo que seu foco seja o tráfego orgânico. O tráfego pago exige estudo e investimento. Com o tempo e a experiência necessários, se tiver interesse você pode se beneficiar deste tipo de tráfego.

Você pode começar com atraindo tráfego livre com

  • SEO (Google e Pinterest) e
  • Por meio das redes sociais nas quais escolheu divulgar seu conteúdo.

O Pinterest, por exemplo, é hoje minha maior fonte de tráfego e eu não preciso gastar um único centavo por ele!

Dedique-se e os resultados com certeza aparecerão para você também. 

INTERAJA COM SUA AUDIÊNCIA

 


Você precisa não apenas criar uma audiência, mas também seguir interagindo com ela constantemente.

É possível fazer isso através de e-mails ou respondendo a todos os comentários – bons e ruins – que receber em suas mídias sociais.

Mantenha uma interação constante e não tenha medo de fazer perguntas aos seus seguidores. Posts com perguntas tendem a obter muito mais engajamento.

COLOQUE TUDO EM PRÁTICA!

 

 A questão principal é AGIR!

Mesmo que seja você cometa erros. E você vai cometer erros. É natural. Até porque isso acontece mesmo com quem já tem anos de experiência. (Confira o post: 7 Razões Por Que Novos Blogueiros Falham)

Você precisa estudar e praticar para aprender a ter sucesso no marketing de afiliados, mas você só aprenderá fazendo.

Então, comece agora mesmo!

O marketing de afiliados possui poucas barreira de entrada e não custa quase nada para começar.

E, ao longo do caminho, você aprenderá habilidades necessárias que são extremamente úteis neste tipo de negócio.

Não deixe de revisar suas estratégias e técnicas de venda periodicamente para ver o que está e o que não está funcionando para que você consiga corrigir a rota e melhorar os seus resultados como afiliado.

Então, o que você está esperando?!

COMEMORE SUAS PRIMEIRAS VENDAS!

 

Comemore suas primeiras comissões, nem que elas tenham um valor pequeno!

Elas representam apenas o começo de sua jornada.

Elas serão o seu impulso e seu gás que vão mantê-lo motivado a continuar!

Espero que este post tenha ajudado você com informações úteis para começar ou continuar sua jornada no marketing digital, especialmente o marketing de afiliados..

Sei que no início pode não ser fácil.

Mas, somente nossa própria perseverança que vai nos levar aonde queremos chegar!

MAS … SUCESSO EXIGE DEDICAÇÃO

 

O marketing de afiliados é um modelo de negócios que não exige experiência prévia. Você pode começar agora, a partir de passos simples.

No entanto, isso não quer dizer que apenas divulgar links trará resultado rápido.

Trabalhar com o marketing de afiliados exige pesquisa, dedicação e tempo. Ou seja, comprometimento.

Mas, no final, a dedicação vale a pena. Não é à toa que este mercado cresce a cada dia.

A renda de renda online já é uma realidade para muitos e o comércio digital tende a aumentar no futuro.

Com quase nenhum barreira de entrada, qual o principal obstáculo que você irá enfrentar? Você mesmo. Sua própria atitude e mentalidade definirão seu sucesso ou não.

Mude de percepção e pare de se perguntar: “Esse negócio é para mim?”, “Eu sou capaz de fazê-lo?”, “Será que dá realmente certo?”. 

Ao invés disso, questione-se: “Por que tantas pessoas obtém sucesso neste mercado?”, “Como eu posso ser bem-sucedido também?”.

O Segredo do Sucesso é simples, mas exige dedicação.

Como Trabalhar com Marketing de Afiliados | Checklist

  • Mude de Mentalidade. Para ter sucesso é preciso pensar como as pessoas bem-sucedidas!
  • Busque conhecimento especializado sobre empreendedorismo digital, blogging, marketing de afiliados, marketing de conteúdo e que qualquer outro assunto que ajude você a entender como esse tipo de negócio funciona.
  • Escolha o seu nicho de mercado. O ideal é ser bem específico.
  • Escolha as plataforma onde vai divulgar seu conteúdo e seus links de afiliado.
  • Coloque em prática!

  • Interaja com seu público.
  • Comprometa-se com o seu sucesso.
  • Tenha paciência consigo mesmo, pois está começando algo novo.
  • Comemore suas primeiras vendas!
  • Aprenda com seus acertos e, principalmente, com seus erros. Continue em frente até alcançar seus objetivos.

Outros Posts:

10 Melhores Planners para 2022

10 Melhores Planners para 2022

10 Melhores Planners para 2022O Que é um Planner?Planners são ótimos para manter você organizado de forma prática e...

Shares

Pin It on Pinterest