50 Ideias de Física Quântica

 

 Desde a noção de conservação de energia, passando pela dualidade onda-partícula e chegando à Consciência Quântica, descubra 50 ideias que surgiram a partir da física quântica.

expansão-da-consciência-o-que-é

Introdução:

A história da física quântica é tão recheada de reviravoltas quanto de fenômenos estranhos. Ao longo do último século, uma série de personagens vívidos – de Albert Einstein a Richard Feynman – tentou resolver o quebra-cabeça do interior dos átomos e das forças da natureza. Mas mesmo a imaginação fértil deles foi superada pela física.

O mundo quântico opera de acordo com a física do minúsculo.

Mas fenômenos subatômicos não possuem a regularidade de um relógio, e com frequência são desconcertantes. Em 50 ideias de Física Quântica a autora Joanne Baker explica de maneira acessível que a física quântica não é intuitiva – o mundo subatômico se comporta de modo bem diferente do mundo clássico com o qual estamos familiarizados.

E a melhor maneira de entendê-la é seguindo o caminho de seu desenvolvimento: encarando os mesmos quebra-cabeças contra os quais os pioneiros da teoria lutaram.

Neste livro, os primeiros capítulos resumem como o campo emergiu no início do século XX, quando físicos estavam começando a dissecar o átomo e a entender a natureza da luz. Max Planck cunhou o termo quanta, argumentando que a energia flui em pequenos pacotes distintos, não como um contínuo. A ideia foi aplicada à estrutura dos átomos, onde os elétrons orbitam em camadas um núcleo compacto.

A partir desse trabalho surgiu a mecânica quântica, com todos os seus paradoxos. Com a física de partículas ganhando impulso, as teorias quânticas de campos e o Modelo Padrão surgiram para explicá-la. Por fim, o livro explora algumas implicações – para cosmologia quântica e conceitos de realidade – e destaca realizações tecnológicas recentes, como os “pontos” quânticos e a computação quântica.

Outros Posts:

A Criança e o Sábio

A Criança e o Sábio

SeguirSeguirSeguir A CRIANÇA E O SÁBIO   Mudado está Zaratustra; tornou-se uma criança Zaratustra, um desperto é...

Escrito por

Compartilhamento de conhecimento sobre expansão da consciência e desenvolvimento pessoal.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest