5 Aspectos-Chave do Consumidor Digital

empreendedorismo-como-ganhar-dinheiro

trecho retirado do livro: Understanding Digital Marketing: Marketing strategies for engaging the digital generation

Tornando a Web Sua

Os consumidores, seja qual for seu “sabor”, não se importam com a maneira como os profissionais de marketing definem o que fazem.

Conceitos como acima da linha, através da linha, abaixo da linha, digital, tradicional, experiencial, linear, analógico, móvel, direto, indireto ou qualquer outra ‘caixa’ que nos interessa em nossos esforços de marketing são completamente sem sentido para eles.

Todos os consumidores se preocupam com a experiência – como o marketing disponível para eles pode melhorar a experiência e ajudá-los a tomar decisões mais informadas.

As pessoas são o elemento mais importante em qualquer forma de marketing. Isso é tão verdadeiro no espaço digital quanto em qualquer outra esfera da disciplina.

Como profissional de marketing, você precisa entender as pessoas e seu comportamento – e é aqui que a noção de que o consumidor digital carrega algum peso, porque o comportamento do consumidor está mudando, e está mudando por causa da natureza difusa, evocativa e capacitativa da tecnologia digital. […]

Eu não te conheço e você não me conhece

O anonimato percebido é outro traço da experiência online que pode ter um efeito profundo no comportamento do consumidor.

Liberta os consumidores dos grilhões sociais que os ligam no mundo real; online eles são livres para fazer e dizer o que quiserem com pouca consideração pela propriedade social que prevalece na “vida real”. […]

 

Aspectos-Chave do Consumidor Digital

[…] É sempre arriscado generalizar e fazer suposições sobre as pessoas – especialmente em um campo tão dinâmico e rápido quanto este.

A única maneira real de conhecer seu mercado intimamente é conduzir uma pesquisa original dentro do seu grupo-alvo específico.

Dito isto, muito trabalho de pesquisa foi feito (e continua a ser feito) sobre os traços comportamentais dos consumidores online, e um amplo consenso surgiu em torno das principais características que sintetizam os consumidores digitais:

1. Os consumidores digitais estão cada vez mais à vontade com o meio:

Muitos consumidores digitais estão usando a internet há vários anos – e, embora a demografia dos usuários ainda seja distorcida em favor dos mais jovens, até os usuários mais velhos estão se tornando cada vez mais experientes.

À medida que as pessoas se sentem mais à vontade com o meio, elas o usam de maneira mais eficiente e eficaz, o que significa que elas não ficam por muito tempo em um único lugar: seu conteúdo precisa entregar o que elas querem e precisa entregar rapidamente.

 

2. Eles querem Tudo e querem Agora:

No mundo digital, onde tudo acontece a um milhão de quilômetros por hora, os consumidores se acostumaram a obter suas informações sob demanda de várias fontes simultaneamente.

Seu tempo é um bem precioso, então eles querem informações em um formato que possam procurar relevância antes de investir tempo na análise dos detalhes. Designers e profissionais de marketing precisam acomodar esse desejo de “scannability” (“escaneabilidade”) e gratificação instantânea ao construir sua oferta online.

 

3. Eles estão no Controle:

A web não é um meio passivo.

Os usuários estão no controle. Falhe em entender esse fato simples e seu público-alvo não apenas deixará de se envolver com você, mas se distanciará ativamente.

Precisamos adaptar nosso marketing para ser centrado no usuário, eletivo ou baseado em permissões, e oferecer uma proposta de valor real ao consumidor para obter resultados positivos.

empreendedorismo-como-fazer

4. Eles são Inconstantes:

A transparência e o imediatismo da internet não eliminam o conceito de fidelidade da marca ou do fornecedor, mas eles o corroem.

Criar confiança em uma marca ainda é um elemento crucial do marketing digital, mas os consumidores de hoje têm o poder de comparar e contrastar as marcas concorrentes, literalmente na ponta dos dedos.

Como sua proposta de valor se compara à concorrência em todo o país e em todo o mundo?

Sua identidade de marca pode ser valiosa, mas se sua proposta de valor geral não é sustentável, você perderá.

 

5. Eles são Vocais:

Os consumidores digitais conversam bastante. Por meio de avaliações por colegas, blogs, redes sociais, fóruns online e comunidades, eles estão se comunicando sobre suas experiências online positivas – e as negativas.

Do ponto de vista do marketing, trata-se de uma faca de dois gumes – utilize os aspectos positivos e você tem um potencial viral incrível para propagar sua mensagem; erre, e você poderá facilmente estar na ponta receptora de uma desconfortável reação online.

_____________________________________________________________

O conhecimento sempre será o aspecto fundamental para criar as melhores estratégias para o seu negócio, seja físico ou digital.

 

Para começar, responda-se estas perguntas:

a. Qual o seu mercado e nicho de mercado?

b. Qual seu público-alvo e seu avatar?

c. O que desejam, como se sentem e o que esperam do seu negócio?

d. Como o seu negócio pode solucionar suas necessidades?

e. Como o seu negócio pode agregar valor às suas vidas?

 

O conhecimento sobre algum desses pontos pode ser o que faltava para o sucesso de seu negócio! 

Portanto, investir algum tempo para entender do seu mercado e público-alvo nunca será perda de tempo.

Para Mais Informações:

 

 

como-ganhar-seguidores-no-instagram

 

 

Compartilhe!

Escrito por

Compartilhamento de conhecimento sobre expansão da consciência e desenvolvimento pessoal.

2 comentários em “5 Aspectos-Chave do Consumidor Digital

Deixe um Comentário!