Amar e Ser Livre
A AUTORRESPONSABILIDADE
O processo de evolução da consciência é desafiador.
Muitas vezes, temos que encarar verdades bastante desagradáveis a nosso respeito, principalmente se estivermos identificados com a vítima, porque queremos passar o resto da nossa existência no jogo de acusações, acreditando que o outro é responsável pela nossa infelicidade.
A vítima que nos habita está constantemente repetindo para si mesma a seguinte sentença: “se eu for suficientemente infeliz, vou provar para o mundo que ele não deu para mim o que eu queria ter recebido”.
Esse prazer na dificuldade é uma verdadeira entidade, um eu da vingança, que, por sua vez, é um eu do ódio que foi ativado no momento do bloqueio da espontaneidade.
Mas esse ódio se voltou contra nós mesmos. E, assim, seguimos prisioneiros dessa autossabotagem.
Ao identificar esse “não” para a felicidade, sinta-o profundamente. Não deixe que ele passe superficialmente, pois estamos falando de um poder muito astuto, que pode se manifestar de formas bastante sutis.
Coloque todo o seu foco em identificar esse desejo deliberado pelo negativo, sinta-o realmente indo na direção oposta daquilo que determina a sua consciência objetiva.
Aproprie-se desse conhecimento a seu respeito.
NÃO EXISTEM VÍTIMAS
A autorresponsabilidade é a pedra fundamental que sustenta o caminho da autorrealização.
Sem ela, a evolução não é possível. Lembre-se que nós estamos onde nos colocamos. Se você está num buraco, foi você que se colocou dentro dele.
Se você está em um lugar agradável, confortável, também foi você que se colocou nele.
Eu sei que esse caminho que estou propondo pode ser bastante difícil para alguns, pois ele não deixa espaço para a vítima. Muitos realmente sofreram abuso e têm todos os motivos para sentirem-se injustiçados.
Mas é preciso ter muita atenção, porque o ego facilmente se apropria da dor e congela a identidade no papel da vítima.
E enquanto estivermos presos a esse papel, acreditaremos ter muitas razões para nos vingar, o que nos aprisiona ao círculo vicioso de destruição.
Estou te convidando a interromper esse círculo vicioso. E você faz isso quando compreende que a vítima está nos dois lados: no agredido e no agressor, no oprimido e no opressor.
Todos foram vítimas em algum momento. O abusador de hoje também já foi abusado de alguma maneira. Aquele que rouba é tão vítima quanto aquele que é roubado, e aquele que exclui é tão vítima quanto aquele que é excluído.
Quando compreendemos essa verdade, somos capazes de sentir empatia pelo outro, mesmo que ele nos maltrate. Quando nos colocamos no lugar do outro e vemos a dimensão da dor que ele carrega, não há espaço para vingança.
Outros Posts:
Comece a Manifestar sua Vida dos Sonhos
Comece a Manifestar sua Vida dos Sonhos Você deseja aprender como manifestar sua vida dos sonhos? Manifestar significa...
60 Mensagens de Otimismo
60 Mensagens de Otimismo Confira agora 60 mensagens de otimismo que vão inspirar você a refletir e mudar a sua atitude...
Vibração Positiva em 10 Dicas
Vibração Positiva em 10 Dicas Faça Mais do que Inspira Você Você deseja manter sua vibração positiva e em alta...