Estratégias de Marketing Social para 2019

dinheiro-online-renda-extra


Estratégias de Marketing Social para 2019 

Descubra as Tendências para as Redes Sociais no Ano que Vem

 

afiliado-orgânico
(post baseado no: Hootsuite’s annual report on the latest global trends in social media)

 

O universo das redes sociais muda cada vez mais rapidamente e, quem trabalha ou deseja trabalhar com ele, deve estar ligado nas principais tendências e oportunidades para o ano de 2019.

Novos formatos, novos desafios e novas formas de engajamento farão parte da vida de quem trabalha com as mídias sociais.

As tendências aqui apresentadas pretendem ser um guia útil para todos aqueles que pretendem se destacar e liderar nas redes sociais.

 

Confira as 5 principais tendências para as mídias sociais que você deve conhecer para se adaptar a esse mercado no próximo ano:

 

1. Reconstruir a Confiança

Nos últimos meses, consumidores, reguladores e observadores da mídia questionaram a privacidade, a precisão e a ética de quase todas as redes sociais.

O resultado: de acordo com o relatório 2018 Trust Barometer da Edelman, 60% das pessoas não confiam mais nas empresas de mídia social.

 

como-ganhar-dinheiro-na-internet

 

Portanto, crie conteúdo transparente, honesto e de qualidade para conquistar e manter a confiança de seu público em 2019.

Crie uma comunidade e compartilhe conteúdos relevantes e práticos, como o Facebook Groups e deixe que as pessoas interessadas em seu conteúdo interajam entre si.

Foque menos na quantidade e mais na qualidade.

A conclusão: os usuários estão cada vez mais conscientes de com quem estão interagindo nas mídias sociais e quais dados estão compartilhando. 
Conquistar confiança e fornecer valor real é essencial para o engajamento contínuo. 

Durante anos, marcas e profissionais de marketing enfatizaram a importância do conteúdo – mas agora, há uma ênfase crescente no papel crítico do contexto na entrega desse conteúdo, de modo que seja importante, interessante e oportuno para o indivíduo, sendo autêntico e genuíno para a marca. 

(Hootsuite)

 

como-ganhar-seguidores-no-instagram

 

2. Poder dos Stories: As histórias estão destinadas a superar os feeds como a principal maneira de as pessoas compartilharem coisas com seus amigos no próximo ano.

Isso é muito mais do que apenas outro novo formato.

A mídia social está migrando das plataformas originalmente projetadas para uso em desktops para as redes móveis que permitem que os usuários capturem experiências essenciais – e as Histórias incorporam essa mudança.

como-ser-afiliado-digital

As histórias são incrivelmente visuais e criadas para serem consumidas rapidamente, muitas vezes desaparecendo depois de um dia.

Há mais espaço para diversão e experimentação. As histórias parecem reais, imediatas e intensamente pessoais.

Se você ainda não está criando Histórias, é hora de começar!

Compartilhe conteúdo semanalmente (e em diferentes momentos do dia) para ver o que funciona melhor com seu público.

Claro, as histórias vêm com seus próprios desafios. Esse tipo de intimidade e espontaneidade obviamente não funciona para todas as marcas.

3. Mais concorrência nos anúncios pagos exige que os profissionais de marketing melhorem o seu jogo: 

Com a popularidade dos anúncios sociais, surgiram novos desafios.

Os preços estão aumentando e está ficando mais difícil de ser notado.

Por isso, os profissionais de marketing estão aumentando os orçamentos de anúncios sociais (apenas 32% em 2018) e produzindo mais anúncios do que nunca. Uma em cada quatro páginas do Facebook agora usa mídia paga, e o Facebook já representa 23% do total de gastos com publicidade digital nos EUA.

como-criar-e-manter-um-blog

A solução? As equipes de marketing social estão reconhecendo a importância de combinar o dinheiro dos anúncios com um investimento equivalente de tempo, criatividade e conhecimento de segmentação.

A estratégia: ampliar o conteúdo orgânico de melhor desempenho e reforçá-los com anúncios pagos.

O objetivo final, afinal, é gerar discussão e engajamento do usuário, em vez de simplesmente transmitir um anúncio para um público.

Dicas

  • Conheça Seu Público: É fundamental para obter uma alta taxa de engajamento. Cada campanha publicitária deve segmentar um grupo focado com base em interesses, cargos, concorrentes relevantes e interação anterior com sua marca.
  • Defina seus objetivos e métricas: É importante saber como as redes sociais têm um impacto positivo na sua empresa. É por isso que toda campanha publicitária deve ter metas e métricas que atinjam os objetivos de negócios e que você saiba como avaliar.
  • Invista em conteúdo de alta qualidade: Com mais marcas competindo pela atenção das pessoas nas mídias sociais, as postagens comuns não são mais suficientes. Você precisa criar conteúdo de alta qualidade que interesse a seu público. Priorize recursos visuais atraentes, essenciais para cliques e altas taxas de conversão em mídias sociais.

 

 

4. Melhoria das tecnologias de e-commerce aumentam as vendas.

a. É possível configurar postagens no Instagram com links diretos para compras.

Mas, antes de começar a vender produtos no Instagram, você precisa ter um perfil de negócios aprovado. Então você pode adicionar seu catálogo de produtos ao Facebook com o Shopify ou BigCommerce, e o Instagram irá aprovar sua submissão.

Isso permitirá que você marque produtos em suas postagens para que seus seguidores possam navegar e comprar.

Para saber como configurar sua loja no Instagram, acesse:

https://business.instagram.com/a/shopping-on-instagram

https://business.instagram.com/a/shopping-setup-guide

b. Compartilhe seus produtos em movimento.

Imagens e vídeos de alta qualidade podem ajudar clientes em potencial a procurar seus produtos e ter uma ideia de aparência sem entrar na loja.

Exiba seus produtos em vários cenários diferentes para adicionar variedade e manter seu público envolvido.

Ao criar seu conteúdo, pense em seus clientes ideais – como eles usam seus produtos, seus interesses e suas principais dúvidas ou preocupações.

dicas-de-renda-extra

 

c. Promova seus produtos com sorteios no Instagram.

Se você deseja obter mais seguidores navegando e comprando seus produtos, realize um sorteio de produtos que você apresenta em publicações de compra.

Antes de publicar seu concurso, descreva claramente as diretrizes do concurso e use uma hashtag fácil de lembrar que ajuda as pessoas a compartilhar e encontrar seu concurso.

d. Aproveite o conteúdo de alta qualidade gerado por usuários.

Para ter sucesso no comércio social, você precisa criar um público fiel que adore seus produtos e compartilhe como eles são usados.

Experimente executar uma série de vídeos mostrando como o seu produto parece em ação.

Você pode oferecer promoções e brindes exclusivos para incentivar os seguidores a compartilhar suas experiências.

5. Clientes exigem melhores experiências sociais.

Os principais aplicativos de mensagens – WhatsApp, Facebook Messenger, WeChat, QQ e Skype – agora contam, coletivamente, quase cinco bilhões de usuários ativos mensais! (We Are Social and Hootsuite’s 2018 Q3 Global Digital Statshot)

Nove entre dez consumidores gostariam de usar mensagens para se comunicar com as empresas, de acordo com uma pesquisa com 6.000 pessoas globalmente.

Nos EUA, o sistema de mensagens é o canal mais preferido para atendimento ao cliente.

Em um estudo de 2018 com 8.000 pessoas pelo Facebook, 69% dos entrevistados dos EUA disseram que enviar mensagens diretamente a uma empresa os ajuda a se sentirem mais confiantes sobre a marca.

Marcas inteligentes estão usando aplicativos de mensagens para mais conversas de alto valor – não apenas como outro canal para interromper e incomodar as pessoas.

dicas-de-blog

 

O atendimento ao cliente é uma oportunidade para criar empatia – algo que poucos outros canais podem oferecer.

À medida que o volume de mensagens aumenta, aumenta também a necessidade de uma caixa de entrada unificada para marcas: uma plataforma de vários canais para capturar, rotear e responder a todas as consultas de mensagens.

Dicas

  • Habilite o Facebook Messenger para sua Página de Negócios do Facebook. Se você estiver pronto para começar a se comunicar com seus clientes por meio do Messenger, será necessário ativar o recurso Messenger na sua Página comercial do Facebook. (Encontre instruções passo-a-passo no guia do Facebook Messenger: https://blog.hootsuite.com/facebook-messenger/)
  • Adicione plug-ins ao seu site que levam os clientes a aplicativos de mensagens. Dessa forma, os clientes podem clicar facilmente no plug-in e entrar em contato se já estiverem no seu website procurando informações.
  • Seja criativo com suas campanhas de mídia social e pense além do feed de notícias. Os concursos são uma boa maneira de começar a se conectar com seus clientes, pois eles geralmente incluem um elemento de mensagem particular para compartilhar os resultados do concurso.

Geralmente, as campanhas de mensagens funcionam melhor em formatos para dispositivos móveis, por isso, lembre-se disso ao criar sua campanha.

  • Configure robôs (bots) para perguntas frequentes.

Os bots são uma maneira importante de dimensionar seus esforços de atendimento ao cliente e criar melhores experiências em redes sociais.

Embora não substituam uma experiência em pessoa, eles são extremamente eficazes para responder a perguntas simples e ajudar com mais trocas transacionais, liberando os membros da equipe para se concentrarem nas necessidades mais complexas dos clientes.

Para começar a criar seu próprio bot de marca, confira plataformas de autoatendimento como ManyChat, Chatfuel ou Conversable. LINKSSSS

  • Experimente os anúncios do Facebook Messenger.

Se o seu público-alvo usa o Facebook Messenger, vale a pena colocar algum orçamento nos anúncios do Messenger. Com recursos como o posicionamento automático, o Facebook exibirá anúncios automaticamente para seus seguidores.

Esteja ciente de quando e como você usa esses anúncios, pois entrar em contato com um possível cliente por uma mensagem particular é muito mais pessoal e íntimo do que publicar um banner ou um anúncio do Feed de notícias.

Verifique se seus anúncios são úteis, imediatos e acionáveis. Por exemplo, você pode compartilhar um desconto ou cupom depois que alguém fez uma compra.

 

 

___________________________________________________

Mas, antes de tudo isso….

 

conheça-seu-negócio-online

 

 

 

Compartilhe!

Escrito por

Compartilhamento de conhecimento sobre expansão da consciência e desenvolvimento pessoal.

6 comentários em “Estratégias de Marketing Social para 2019

Deixe um Comentário!