Aprenda a Criar Legendas para o Instagram

Aprenda a Criar Legendas para o Instagram:
Dicas para Inspirar e Converter

O Instagram é hoje uma das melhores ferramentas disponíveis para quem deseja construir uma presença online duradoura.

Seja para aumentar a visibilidade de seu blog ou negócio, seja para vender produtos e serviços, utilizar o Instagram é indispensável.

(Acesse o post: Como – e por que – investir no Instagram para impulsionar seu negócio em 2019)

como-trabalhar-de-casa

 

Por que as Legendas do Instagram são Importantes para Atrair Potenciais Clientes?

Ter uma ótima foto ou vídeo no Instagram é essencial para chamar a atenção da audiência para sua página. 

No entanto, é a legenda que tem o potencial de atraí-los ainda mais, incentivando-os a se envolver com seu post (e sua marca) e a se aproximar de uma venda mais rapidamente.

Dicas para Criar Legendas no Instagram que Convertem

Embora muito do seu sucesso dependa de legendas cativantes, não é necessário entrar em pânico, mesmo que você leve jeito para a escrita naturalmente.

Não é difícil criar legendas para o Instagram que gerem engajamento e que aumentam as vendas se você se concentrar nessas cinco táticas-chave!

como-aumentar-tráfego-blog

  1. Desenvolva e Mantenha a Voz da sua Marca nas Legendas do Instagram

Pense na voz de sua marca como a personalidade por trás de sua comunicação com seu público. Desenvolver a voz da sua marca é fundamental para criar uma conexão com seus seguidores, para que você possa vender seus produtos no Instagram.

A voz da sua marca pode ser engraçada, casual, sarcástica ou mesmo formal, mas deve permanecer consistente.

  1. Crie Vários Rascunhos do seu Texto de Legenda

Quando você cria uma postagem no Instagram na hora em que vai postar, sua legenda pode não ser a melhor possível.

As legendas do Instagram devem passar por alguns rascunhos antes de serem publicadas no seu feed, o que significa que você não quer apressar a escrita de seus legendas!

O planejamento é fundamental ao criar legendas que vendem. (Para ideias de como planejar seu conteúdo com antecedência, acesse o post: Como Planejar o Conteúdo do seu Blog)

  1. Inclua uma Chamada para Ação (CTA – Call To Action) Relevante na Descrição do Post

Se você não direcionar efetivamente os seus seguidores e visitantes para uma ação específica, é provável que eles não a façam por si mesmos.

Você deve direcionar diretamente os espectadores de sua postagem no Instagram para visitar a página desejada, de checkout ou de pré-venda. 

Alguns exemplos de Chamada Para Ação:

“Visite o link em nossa bio para aprender mais.”

“Veja nossa mais nova coleção clicando no link em nossa biografia.”

“(Seu item) está à venda agora. Link na biografia!

Dica: Adicione diversos links em sua biografia utilizando o Linktr.eehttps://linktr.ee/

A sua chamada para ação deve despertar a curiosidade do público-alvo e ela deve ser posicionada perto do topo de sua legenda.

O Instagram exibe apenas as três primeiras linhas (ou 125 caracteres) das legendas antes de exibir o link “leia mais” no feed. Seu público nem sempre clicará para “ler mais”, então inclua seu CTA no topo.

As legendas podem ser divertidas e inspiradoras, mas se elas ajudarem a vender seus produtos, sua chamada para ação precisa direcionar os usuários para a página onde eles possam comprar os produtos que você vende.

  1. Use Perguntas em suas Legendas

Perguntas são uma poderosa estratégia que pode – e deve – ser utilizada na descrição de suas publicações. Posts que utilizam perguntas em suas fotos/vídeos ou legendas tendem a obter mais curtidas, visualizações e comentários no Instagram.

Fazer uma pergunta a seus seguidores ou visitantes produz maior engajamento e é uma forma de se conectar de forma mais direta com as pessoas interessadas no que você está publicando.

Elas irão sentir que fazem parte do conteúdo.

E as pessoas, naturalmente, gostam de expressar suas opiniões.

marketing-digital-redes-sociais

  1. Use as Legendas do Instagram para Despertar Emoções nos seus Visitantes

Nossas emoções influenciam fortemente o que compramos.

Explorar as emoções de seus seguidores por meio de sua legenda pode ajudar a aumentar as vendas. Isso pode ser feito quando podemos evocar sentimentos de:

  • Medo: ou Medo de Perder. Pode levar seus seguidores a comprar seu produto. Usar o medo para impulsionar as vendas não significa que você está fazendo com que seus clientes se sintam ansiosos, preocupados ou com qualquer outra emoção prejudicial.

Basta dizer que você tem uma quantidade limitada em estoque ou definir um limite de tempo para quando o item pode ser comprado é suficiente.

  • Pertencimento: Todos nós ansiamos por estabelecer conexões e desejamos sentir que fazemos parte de uma comunidade.

Falar com seus seguidores como se eles fizessem parte de sua tribo pode ajudar a desenvolver esse sentimento de pertencer à sua marca, o que ajudará você a vender produtos.

  • Confiança: 70% dos consumidores usam avaliações on-line para ajudá-los a fazer uma compra. Em vez de esperar que seus clientes em potencial pesquisem as avaliações de produtos por conta própria, por que não destacar comentários nas legendas?

Adicionar depoimentos de clientes às suas legendas pode ajudá-lo a criar confiança entre você e seu público. Você pode até mesmo postar conteúdo gerado pelo usuário para usar como sua foto.

  • Inspiração: Um aspecto desafiador para o comércio eletrônico é que seu comprador em potencial não pode segurar o produto nas mãos antes de comprar.

Use suas legendas para descrever para seus seguidores como o seu produto pode ajudar a melhorar sua vida – ou até mesmo descrever em detalhes o que o produto parece ser de perto!

  1. Adicione Hashtags às suas Legendas do Instagram

As hashtags corretas ajudarão você a ampliar o alcance de suas publicações, fazer com que suas postagens sejam vistas por mais clientes em potencial e ajudar a aumentar o número de seguidores em sua conta na plataforma.

O Instagram permite até 30 hashtags na sua legenda e encontrar essas hashtags pode ser um desafio se você estiver procurando manualmente por cada post no Instagram.

Felizmente, existem site que podem lhe ajudar a encontrar as melhores hashtags para seus posts e a verificar a popularidade de hashtagas específicas, como:

 

blog-de-sucesso-dicas

  • Hashtagify: https://hashtagify.me/. Permite que você encontre as melhores hashtags para alcançar seu público, oferece sugestões personalizadas e ajuda você a conhecer melhor seus influenciadores e concorrentes.

Identifique instantaneamente as principais hashtags e influenciadores para maximizar seu sucesso nas mídias sociais.

marketing-digital-brasil

 

  • Webstagram: https://web.stagram.com/. O site não apenas exibe uma lista de hashtags relevantes, mas também mostra o número de postagens nas quais a mesma hashtag foi usada.

E quando você clica em qualquer uma dessas hashtags, ela gera postagens recentes que usaram essa palavra-chave.

negócios-digitais-dinheiro-online

 

  1. Use Emojis nas suas Legendas no Instagram

Usar emoticons na legenda pode aumentar seu envolvimento consideravelmente!

Todo esse envolvimento extra pode ajudar sua postagem a alcançar mais clientes em potencial que você pode direcionar para a página do seu produto.

Mantenha-se Engajado com seus Seguidores e Visitantes

Depois que sua postagem for publicada, não se esqueça de responder a comentários ou perguntas que você receber. Isso é importante para estabelecer um vínculo de longo prazo com seus seguidores.

Se você está recebendo feedback positivo ou negativo, é importante responder a cada comentário!

Recapitulando…

negócio-online

Legendas bem-feitas e cativantes ajudam você a vender seus produtos no Instagram porque aumentam o engajamento, criam uma conversa entre sua marca e seus seguidores e redirecionam seus seguidores a uma página de checkout com uma poderosa chamada para ação.

Para que suas legendas no Instagram tenham melhor desempenho, elas devem sempre aparecer perto do topo de sua legenda para que seu público não perca a oportunidade, precisando clicar em “ler mais“.

Planeje suas legendas antecipadamente e pesquise quais são as melhores hashtags para garantir que você esteja aumentando o seu alcance o máximo possível!

Por fim, não se esqueça de responder a perguntas ou comentários que você receber!

Se você deseja entender mais profundamente como funciona o marketing no Instagram, acesse:

 

Siga-nos!

Facebook: https://www.facebook.com/comocriaremanterumblog/

Instagram: https://instagram.com/comocriaremanterumblog/

Pinterest: https://br.pinterest.com/doquanticoaocosmico

empreendedorismo-digital

Compartilhe!

Escrito por

Compartilhamento de conhecimento sobre expansão da consciência e desenvolvimento pessoal.

3 comentários em “Aprenda a Criar Legendas para o Instagram

Deixe um Comentário!