Ashtavakra Gita: Conhecimento, Desapego e Libertação

Este blog contém links de afiliados para produtos e serviços que recomendo. Leia meu aviso legal para obter mais informações. Se você fizer uma compra através desses links, sem nenhum custo extra para você, eu vou ganhar uma pequena comissão (pela qual sou muito grata).

Se você está em busca de uma obra que te proporcione uma verdadeira jornada de autoconhecimento e autoaperfeiçoamento, precisa conhecer o livro “Ashtavakra Gita”.

Escrito há mais de 2 mil anos, este texto milenar indiano tem a capacidade de transformar a vida de quem se dispõe a estudá-lo.

Por meio de ensinamentos profundos e reflexões intensas, ele convida seus leitores a refletirem sobre suas próprias limitações, medos e angústias, a fim de alcançar uma compreensão mais ampla do próprio ser e do universo ao seu redor.

Desperte para essa leitura inspiradora que traz ensinamentos valiosos para lidar com as nuances da existência humana e descubra o que essa obra tem a oferecer para a sua própria jornada de autotransformação.

Ashtavakra Gita livro pdf

Ashtavakra Gita

Ashtavakra Gita narra o diálogo do Mestre Ashtavakra com seu discípulo, o rei Janaka, que busca o Conhecimento, o Desapego e a Libertação.

É um livro que te leva a uma jornada espiritual profunda e fascinante. Suas palavras são uma meditação em si mesmas, com uma força tão grande que é capaz de tocar o âmago de nossas almas.

A sabedoria contida em suas páginas abre nossos olhos para uma realidade que muitas vezes nos passa despercebida.

Inspirados pelas mensagens do livro, somos guiados por uma jornada de autoconhecimento, ajudando-nos a encontrar a paz interior e harmonia com o mundo ao nosso redor.

Entre as suas páginas, você encontrará uma visão profunda e transformadora do universo e de si mesmo, transcender limitações imposta pela mente e mergulhar no oceano ilimitado de amor e sabedoria.

Se você está pronto para embarcar nessa jornada espiritual e mudar sua forma de enxergar o mundo, “Ashtavakra Gita” é o livro que você precisa ler!

trecho do livro

1. Instrução sobre Autorrealização

Janaka disse:

1.1. Mestre, como o conhecimento deve ser obtido, o desapego adquirido e a libertação alcançada?

Ashtavakra disse:

1.2. Para ser livre, evite as experiências dos sentidos como veneno. Volte a sua atenção para o perdão, a sinceridade, a bondade, a simplicidade, a verdade.

1.3. Você não é terra, água, fogo ou ar. Nem você é o espaço vazio. Liberação é conhecer a si mesmo como Consciência apenas – como a testemunha desses.

1.4. Permaneça em Consciência sem nenhuma ilusão de individualidade. Você estará instantaneamente livre e em paz.

1.5. Você não tem casta nem deveres. Você é invisível, desapegado, sem forma. Você é a Testemunha de todas as coisas. Seja feliz.

1.6. Certo e errado, prazer e dor, só existem na mente. Eles não são a sua preocupação. Você não faz nem desfruta. Você é livre. 

1.7. Você é a Testemunha Solitária de Tudo O Que É, sempre livre. A sua única escravidão é não ver Isso.

1.8. O pensamento: “Eu sou o fazedor” é a mordida de uma cobra venenosa. Saber que “Eu não faço nada” é a sabedoria da fé. Seja feliz.

1.9. Um único entendimento: “Eu sou a Única Consciência” consome todo o sofrimento no fogo de um instante. Seja feliz.

1.10. Você é Consciência ilimitada – Bem-aventurança, Felicidade Suprema – na qual o universo aparece como a miragem de uma cobra em uma corda. Seja feliz.

1.11. É verdade o que dizem: “Você é o que você pensa.” Se você acha que está preso, você está preso. Se você acha que está livre, você está livre.

1.12. Você é o Eu – A Testemunha Solitária. Você é perfeito, onipenetrante, Único. Você é livre, sem desejos, eternamente sereno. O universo é apenas uma aparência em Você.

1.13. Medite nisto: “Eu sou Consciência apenas – a Unidade em si”. Abandone a ideia de que você é separado, uma pessoa, de que dentro e fora existem.

1.14. Você há muito tempo tem sido obrigado a pensar: “Eu sou uma pessoa.” Que o conhecimento: “Eu sou só Consciência” seja a espada que o liberte.

1.15. Você agora e para sempre é livre, luminoso, transparente, sereno. A prática de meditação mantém uma pessoa em escravidão.

1.16. Você é pura Consciência – a substância do universo. O universo existe dentro de você. Não seja de mente pequena.

1.17. Você é incondicionado, imutável, sem forma. Você é sólido, insondável, impassível. Não deseje nada. Você é a Consciência.

1.18. O que tem forma não é real. Somente o sem forma é permanente. Uma vez que isso for conhecido, você não retornará à ilusão.

1.19. Assim como um espelho existe dentro e fora da imagem refletida, o Eu Supremo existe tanto dentro quanto fora do corpo.

1.20. Assim como o mesmo espaço existe dentro e fora de um jarro, o Único eterno, onipresente existe como a Totalidade.

 

Pin It on Pinterest