15 Livros de Física Quântica para Começar a Ler Hoje

Neste post, reuni 15 dicas de livros para quem está começando a estudar sobre Física Quântica, ou para quem deseja se aprofundar nos seus entendimentos sobre este fascinante assunto.

Descubra quais são eles abaixo.

E boa leitura!

1. ALICE NO PAÍS DO QUANTUM (Robert Gilmore)

Nessa genial mistura de fantasia e ciência, Alice, aquela do País das Maravilhas, está prestes a embarcar em outra jornada. Ela conhecerá o País do Quantum – uma espécie de parque de diversões intelectual menor que um átomo – e irá se deparar com desafios, jogos e atrações que esclarecem os diferentes aspectos da física quântica.

Através dessa alegoria, o leitor conhece de forma acessível e divertida os domínios fundamentais da física quântica. Inteligentemente concebido e escrito, e com muitas ilustrações, “Alice no País do Quantum” coloca conceitos físicos ao alcance do leitor comum.

Não é necessário conhecimento de matemática para acompanhar as travessuras da heroína, só gosto pela aventura intelectual e uma forte curiosidade pelo mundo que nos rodeia.

 

2. O TAO DA FÍSICA (Fritjof Capra)

Numa abordagem inovadora, o físico Fritjof Capra mostra como as grandes descobertas do século XX no campo da física nuclear apresentam diversas semelhanças com conceitos elaborados pelos místicos e filósofos orientais há mais de 5.000 anos.

 

3. A FÍSICA DA ALMA (Amit Goswami)

Existe mesmo uma alma que sobreviva à morte e transmigre de um corpo para outro? Será que a reencarnação é científica? Há uma explicação convincente para os inúmeros relatos de experiências de quase morte e de comunicações mediúnicas? E para o fenômeno dos anjos e guias espirituais?

A resposta de Goswami para essas perguntas é sim. Por meio de um trabalho cientificamente bem fundamentado e, ao mesmo tempo, de leitura fácil e compreensível, o pesquisador indiano promete revolucionar os principais conceitos da medicina, física e filosofia.

O resultado é uma profunda, ampla e enriquecedora visão de mundo que integra mente e espírito na ciência.

 

4. A CURA QUÂNTICA (Deepak Chopra)

Com sua inovadora definição de medicina que busca a integração de mente, consciência, compreensão e inteligência, Deepak Chopra afirma que a cura é um processo estabelecido pelo corpo de dentro para fora.

A disposição mental, a intenção e o desejo podem ser percebidos por todas as células, que passam a atuar visando à cura. A esse processo, ele conferiu o nome cura quântica – abordada neste livro em todos os seus aspectos biológicos e mentais.

Baseando-se na ciência moderna e na sabedoria ancestral do Ayurveda, o autor relata casos reais e histórias fascinantes em apoio a um modelo de saúde e bem-estar que está em perfeita harmonia.

 

5. A REALIDADE QUÂNTICA (Nick Herbert)

Escrito de maneira clara e concisa, intercalado por dúzias de desenhos a traço, o presente livro desvenda, como nunca antes se fez, o mundo subatômico do quantum.

 

6. O ENIGMA QUÂNTICO (Wolfang Smith)

Após a destruição da imagem clássica do mundo pelas descobertas da mecânica quântica, os físicos propuseram uma variedade de visões de mundo alternativas.

O livro O Enigma Quântico: Desvendando a Chave Oculta começa pelo importante reconhecimento de que cada uma delas sofre de um certo “cartesianismo residual”, inconscientemente admitido. Quando essa premissa oculta e problemática é descartada, a teoria quântica passa a fazer sentido, de uma forma jamais vista.

 

7. O ENIGMA QUÂNTICO: O ENCONTRO DA FÍSICA COM A CONSCIÊNCIA (Bruce Rosenblum e Fred Kuttner)

“A MECÂNICA QUÂNTICA TEM um sucesso impressionante. Nem uma única previsão da teoria jamais esteve errada. Um terço da nossa economia depende de produtos baseados nela. No entanto, a mecânica quântica também exibe um enigma.

Ela nos diz que a realidade física é criada pela observação, e que tem “ações fantasmagóricas” que influenciam instantaneamente eventos distantes entre si – sem nenhuma força física envolvida. Vista da perspectiva humana, a mecânica quântica é a física encontrando a consciência.”

 

8. O MISTÉRIO QUÂNTICO (Andrés Cassinello)

“Neste livro pretendemos explicar os fundamentos da mecânica quântica e suas aplicações recentes. Buscamos um difícil equilíbrio: utilizar matemática básica, mas sem deixar de esclarecer, em toda a sua profundidade, os temas tratados. “

 

9. A DANÇA DO UNIVERSO (Marcelo Gleiser)

‘A dança do Universo’ mostra ao leitor leigo de que maneira a Física contemporânea vê o mundo e que caminhos ela teve de percorrer antes de vê-lo assim. Gleiser une didatismo e profundidade para passar em revista uma serie de mitos de criação e chegar a teoria da relatividade e a Física Quântica.

O leitor descobrirá que, por trás de expressões como ‘estado padrão’, ‘geometria fechada’, ‘átomo primordial’ e ‘vácuo quântico’ está uma história fascinante e perfeitamente acessível.

 

10. O UNIVERSO QUÂNTICO (Brian Cox e Jeff Forshaw)

“A nossa experiência cotidiana do mundo é dominada pelos relacionamentos entre enormes conjuntos de muitos trilhões de átomos, e tentar inferir o comportamento de plantas e de pessoas por esses primeiros princípios seria insensato.

Admitir isso não reduz a questão – todos os fenômenos são realmente sustentados pela física quântica das minúsculas partículas.”

 

neville goddard frases

11. TEORIA QUÂNTICA: ESTUDOS HISTÓRICOS E IMPLICAÇÕES (Olival Freire Jr. & Outros Orgs.)

A presente obra é uma coletânea de trabalhos que exploram aspectos da história dessa teoria científica, desde sua criação aos desenvolvimentos ulteriores, incluindo a controvérsia sobre os seus fundamentos e sobre suas implicações filosóficas e culturais.

Discute também problemas relacionados à pesquisa sobre o ensino e a difusão cultural dessa teoria, bem como os usos, e abusos, que podem aparecer.

 

12. O CAMPO (Lynne Mctaggart)

O Campo estabelece um novo paradigma biológico: prova que nosso corpo se estende eletromagneticamente além de nós mesmos e de nosso corpo físico. É neste campo que podemos encontrar uma nova maneira notável de olhar para a saúde, doença, memória, vontade, criatividade, intuição, alma, consciência e espiritualidade.

 

13. O QUE É A VIDA? (Erwin Schrodinger)

Neste clássico da literatura científica, Schrödinger, se aventura por uma área que lhe é, à primeira vista, alheia: a explicação da vida como fenômeno empírico.

Seu estudo, entretanto, é muito mais que uma contribuição exótica de um físico à biologia, ou à filosofia da biologia: suas teses obtiveram repercussão duradoura sobre gerações de pesquisadores e abriram campos de pesquisa até hoje trilhados.

 

14. O SER QUÂNTICO (Danah Zohar)

“A física quântica é diferente. Sendo a física desse minúsculo micromundo dentro dos átomos, ela descreve o funcionamento interno de tudo o que vemos e ao menos fisicamente somos.

Todo o mundo da matéria, incluindo nossos próprios corpos, é feito de átomos e seus componentes ainda menores, e as leis que governam esses pequenos pedacinhos de realidade básica transbordam para nossa vida diária.”

 

15. O UNIVERSO AUTOCONSCIENTE (Amit Goswami)

“O físico indiano Amit Goswami contesta radicalmente o realismo materialista e desconstrói a convicção de que a matéria é o principal elemento formador da criação.

Em vez disso, afirma que o verdadeiro fundamento de tudo aquilo que conhecemos e percebemos é a consciência, aqui entendida como algo transcendental — fora do espaço-tempo, não local e onipresente. Propõe, assim, uma teoria desafiadora, erguendo uma ponte entre ciência e espiritualidade e construindo um novo paradigma científico.”

 

Pin It on Pinterest