A Origem da Matéria e da Mente

por | 19 maio, 2018

Afinal, qual é a Origem da Matéria e da Mente?

 

O que classificamos como matéria, no nível quântico ou subatômico, não existe fisicamente. 

Quanto mais perto se chega de um átomo, por exemplo, menos se vê dele. Isto porque, o átomo é apenas um vórtice de energia cuja velocidade de rotação lhe confere aparência sólida. 

Como toda nossa realidade é composta de átomos, nada é verdadeiramente material, mas energia vibrando em altíssima velocidade.

Como não se pode separar uma energia da outra, no nível subatômico, todas as coisas e seres já estão entrelaçados, conectados, e afetam-se mutuamente em maior ou menor grau.

Só existe uma única Consciência que dá origem às demais, sem delas se separar. Essas são extensões da original, como ramos de uma árvore conectados ao tronco. (Hélio Couto) 

 

Informação (Consciência) e Energia é a base de tudo o que existe no Universo, físico e não-físico.

Matéria é Consciência. A última molda e direciona a primeira.

 

Toda a matéria se origina e existe apenas em virtude de uma força que traz a partícula de um átomo à vibração e mantém unido este diminuto sistema solar do átomo. Devemos supor que por trás dessa força existe uma mente consciente e inteligente. Essa mente é a matriz de toda a matéria. (Max Planck).

 

O átomo – e tudo o mais – pode então ser tratado como:

  • partícula: energia se comporta como matéria no nível macroscópico. Massa é somente energia em um estado maior de condensação,
  • e/ou onda: como já demonstrado pela física quântica em milhares de experimentos, nada é realmente sólido. Tudo é energia e energia não possui fronteiras.

A moderna física teórica colocou o nosso conhecimento acerca da essência da matéria num contexto totalmente diferente. Afastou o nosso olhar do visível — as partículas — para a entidade subjacente, o campo. A presença de matéria deve-se apenas a uma perturbação do estado normal do campo nesse local. (Walter Thirring).  

Para ser cientificamente preciso, você deve incluir energia como parte do entendimento sobre qualquer mecanismo no universo. (Bruce Lipton).

 

Física newtoniana e física quântica não são excludentes.

Já que a primeira, sendo materialista-reducionista-determinista, só consegue explicar uma parcela da realidade (seu aspecto partícula), ela deve ser incorporada à segunda, cujas descobertas explicam como a Consciência (onda) molda a Energia que dá forma à Matéria.

resgate-do-poder-pessoal

Consciência é Tudo o que Existe no Universo

Ao longo das eras, místicos e videntes têm afirmado que a consciência é fundamental no universo. Seyyed Hossein Nasr, um erudito e filósofo islâmico medieval, escreveu que “a natureza da realidade nada mais é que consciência […]”.

 

Sri Aurobindo concordou: “Tudo é consciência — em vários níveis de sua própria manifestação […] este universo é uma gradação de planos de consciência.”

 

Os cientistas, ocasionalmente, se juntam às fileiras dos místicos. Sir Arthur Eddington observou que “o material do universo é material mental […] a fonte e a condição da realidade física”. 

 

Há cerca de 2.500 anos, Platão nos aconselhou a abordar com cuidado essas questões definitivas: o melhor que podemos fazer é contar uma história provável.

 

Podemos dar atenção a esse conselho, mas também podemos afirmar, em sã consciência, que a história mais provável é que a consciência se estende até o coração do cosmos: até o vácuo quântico.

 

Sabemos que esse mar de energia virtual sutil é o terreno de origem dos pacotes de onda que consideramos como matéria, e temos boas razões para supor que é também o terreno de origem da mente. 

 

Ervin Laszlo (A Ciência e o Campo Akáshico)

Referências 

Max Planck

The Nature of Matter

Walter Thirring

Urbausteine der Materie», Almanack der Österreichischen Akademie der Wis-senschaflen, vol. 118 (1968), p. 160

Bruce Lipton

Outros Posts:

Pin It on Pinterest